Jon Iwata, IBM Senior VP Marketing and Communications - IBM on Brand
590, Madison Avenue, esquina da 57th com Madison é um endereço que faz parte da história da IBM. Alí ficava a matriz da empresa, até 1994. No décimo-terceiro andar está localizado o IBM Design Lab, ligado diretamente a diretoria executiva de Marketing e Comunicações.
Junto com um cliente muito especial, fomos recebidos, sexta-feira passada, por John Kennedy, Vice-Presidente de Marketing Corporativo, Ann Rubin, Vice-Presidente de Branded Content and Global Creative, James Gargan, Vice-Presidente de Damand Programs, por Howard Pyle, Vice-Presidente Digital Strategy and IBM Design Lab e por Sandy Carter, Vice-Presidente Social Business. Durante aproximadamente 5 horas conversamos sobre Marketing e Comunicações no contexto de uma empresa global e sobre as transformações que Social Business vem trazendo. Foi uma reunião extremamente rica em conteúdo e insights. Seguem algumas notas pessoais:
Junto com um cliente muito especial, fomos recebidos, sexta-feira passada, por John Kennedy, Vice-Presidente de Marketing Corporativo, Ann Rubin, Vice-Presidente de Branded Content and Global Creative, James Gargan, Vice-Presidente de Damand Programs, por Howard Pyle, Vice-Presidente Digital Strategy and IBM Design Lab e por Sandy Carter, Vice-Presidente Social Business. Durante aproximadamente 5 horas conversamos sobre Marketing e Comunicações no contexto de uma empresa global e sobre as transformações que Social Business vem trazendo. Foi uma reunião extremamente rica em conteúdo e insights. Seguem algumas notas pessoais:
- "A Great Company, a Great Brand" - Uma grande empresa, ou uma empresa que quer ser grande, precisa ter uma marca forte. E, para isso, não adianta pensar em um produto e, sim, no caráter da empresa, em sua missão e visão. Produtos nascem e morrem, tecnologias ídem. Quem ainda se lembra do que eram cartões perfurados e para que eram usados? Quem ainda tem uma máquina de escrever elétrica?É fundamental ter uma visão de longo prazo e compartilhar 4 pilares:1. Ter uma "enduring idea", algo "feito para durar", que represente a filosofia da empresa2. Entender o que o diferencia dos outros3. Entender como somos "experimentados" (ou vistos) pelo mercado4. Ter uma visão clara de "Para quem servimos"
- Em uma empresa, todos são responsáveis pela marca. A liderença deve buscar garantir apenas que o tratamento seja dado de forma consistente entre todas as unidades de negócio. Em cada interação de cada funcionário, a marca IBM está intrinsecamente presente. Cabe a cada um de nós entender a missão da empresa e sua visão, para garantir que a comunicação está aderente. Para suportar isto, no caso da IBM, existe um programa, o "Brand Amplification".
- Hoje grande parte da propaganda é criada e desenvolvida de forma colaborativa. Faz poucos anos, era direcionada para um canal específico, atualmente tem que ser feita levando em consideração os inúmeros canais, tanto impressos como online. Na prática, parte principal da missão do IBM Design Lab é justamente trabalhar de forma colaborativa em Marketing e Comunicações.
- A marca é construida a partir de uma idéia e não a partir de produtos. O portfolio da empresa pode mudar, mas a marca não.
Para ter uma melhor visão sobre o IBM Design Lab e sobre os executivos com quem estivemos reunidos, recomendo os vídeos e posts abaixo relacionados:
John Kennedy - IBM's John Kennedy discusses how data and technology are transforming marketing
Ann Rubin - The Brand X Challenge - What is Experience Design?
Sandy Carter - Brand Army
Howard Pyle, mencionado noWSJ CIO Journal, em 9 de abril de 2013 - More than lipstick on a pig
Sandy Carter - Social Media to Social Business
IBM Design Lab |
IBM Design Lab, com Howard Pyle |
Nenhum comentário:
Postar um comentário