Uma das áreas corporativas que vem ganhando mais e mais importância nos últimos anos é a que tem por objetivo gerenciar "Saúde, Meio Ambiente e Segurança" (SMS, ou HSE, em inglês, abreviação para Health, Safety and Environment). As transformações por que passam as nossas cidades, relações trabalhistas e controles de impactos ambientais, dentre outros fatores, impacta diretamente na performance e na reputação de qualquer empresa. O grande desafio, para SMS é, então, modernizar-se e incorporar metodologias e tecnologias que possam auxiliar no seu desempenho. Social Business, ao permitir o aumento da participação dos funcionários, ao aumentar a transparência em seus processos e por dar mais agilidade para suas operações, pode ajudar neste processo.
Tradicionalmente, SMS é uma área movida por regulamentações, e por seu cumprimento. As regras vem tanto de fora da empresa, principalmente do governo e de entidades ligadas a ele, como da indústria a que percencem. São, normalmente, complexas. Fazem parte de padrões e da política corporativa e deveiam ser de amplo conhecimento por todos os funcionários. No entanto, devido a limitações na comunicação, muitas vezes não o são, gerando um enorme risco.
A principal transformação da unidade de SMS é passar de uma unidade com foco exclusivo em regras e procedimentos para um papel mais amplo, diretamente ligado a performance da empresa, aos seus principais stakeholders. É um processo complexo e que demanda uma energia enorme, mas com claras e amplas recompensas.
É fácil imaginar que falhas em sistemas e processos em HSE podem impactar diretamente nos resultados das empresas, tanto com perdas materiais como também imateriais, como imagem e reputação. Nas últimas décadas vimos a vários exemplos pelo mundo todo, não somente em empresas de exploração de petróleo e mineração, devido ao alto risco de dano ambiental, mas em empresas de todos os segmentos, como em bancos, seguradores, varejistas e outras mais. É importante lembrar que quando falamos de SMS estamos falando, também, de Saúde e Segurança.
Empresas de Oil &Gas, por exemplo, estão sempre atentas a esta área pois convivem diariamente com riscos de imagem devido às suas atividades. E elas, de uma forma bem particular, vem liderando esta transformação em SMS ao migrar de simplesmente "compliance driven" para uma empresa com foco em crescimento do negócio sustentável. O objetivo, ao final do dia, é ter uma reputação mais sólida e ganhar a confiança do mercado e de investidores.
Grandes e novos desafios
No entanto, este processo de transformação é bem mais complexo do que imaginamos. Neste novo ecosistema de tecnologia, novas variáveis precisam ser adequadamente tratadas para garantir os resultados desejados como, por exemplo:
- Big Data e Analytics - a quantidade de dados e informações disponíveis atualmente é simplesmente gigantesca. Sensores estão por toda a parte, tanto em equipamentos quanto em pessoas, gerando informação em tempo real, que não eram tratadas até bem pouco tempo. Ferramentas de análise de dados podem identificar padrões e ajudar na prevenção de acidentes, por exemplo.
- Social Business - as novas tecnologias de Social já fazem parte do dia a dia da maioria das empresas e podem ser utilizadas para aumentar o comprometimento dos funcionários. No modelo tradicional, por exemplo, a divulgação das normas de SMS era lenta e desigual. Atualmente, modelos sociais de treinamento garantem a sua divulgação muito mais rapidamente. Além disso, é muito mais fácil localizar um especialista em um determinado problema.
- Mobilidade - as facilidades associadas aos novos dispositivos móveis agilizam os processos e permitem que os especialistas sejam contactados a qualquer hora e em qualquer lugar.
No entanto, apesar de todas as facilidades trazidas com as novas tecnologias, o maior desafio de SMS ainda está relacionado com as pessoas, com o seu comportamento e com a cultura das empresas. E, para isso, somente a tecnologia não é suficiente. É exatamente aí que o Social Business pode ajudar.
As camadas de SMS
Quando analisamos o impacto das ações em SMS vemos que o mais complexo é atuar na cultura da empresa. É fácil atuar na camada física, com controles e sensores, mas se não tivermos ações na parte cultural, as mudanças acabam ficando pelo caminho. Ações na parte cultural podem obter resultados de mais longo prazo. Claro que são ações muito mais complexas, mas definitivamente tem um impacto de muito mais longo prazo, com benefícios mais claros. A figura abaixo mostra claramente isso.
Social Business e HSE
Ao implementarmos conceitos de Social Business em uma empresa, para auxiliar nos processos de SMS, podemos obter alguns benefícios como:
- Colaboração: funcionários de diferentes áreas e com diferentes formações podem se comunicar mais rapidamente e, consequentemente, colaborar mais. Esta troca de informações permite maior agilidade no tratamento de crises, permite a identificação de especialistas e o registro de conhecimento, que passa a auxiliar a todos na empresa.
- Criação de conteúdo: seja na forma de blogs, de wikis ou de forums, as tecnologias de Social permitem uma disseminação muito maior de conhecimento. Além disso, faz com que especialistas possam compartilhar informações como melhores práticas, por exemplo, muito mais rapidamente.
- Analytics: a capacidade de analisar a imensa quantidade de informações gerada "socialmente", tanto dentro como fora da empresa, torna possível um processo de decisão muito mais sólido e, também, rápido.
A transformação da área de SMS, tipicamente, é composta por três fases:
Fase 1:
- Sistemas descentralizados
- Comunicações limitadas e fracas
- Treinamento inconsistente e falhas no compartilhamento de informações
- Performance dos executivos não atrelada ao desempenho da área de SMS
Fase 2:
- Sistemas de SMS integrados
- Comunicações SMS proativas
- Treinamento melhorado
- Bonus dos executivos são atrelados a performance de SMS
Fase 3:
- Comunidades HSE, Redes de Especialistas e Gestão de Conhecimento
- Ambiente de Colaboração implementado
- Performance da empresa e dos indivíduos ligada à performance de SMS
- Scorecards com KPIs
A jornada de SMS é longa e demanda investimentos, tanto em tecnologia como em práticas de Gestão de Mudança. Imaginar que somente a implementação de novos sistemas de SMS irão auxiliar nesta transformação é arriscado. As tecnologias e metodologias de Social Business podem ser um parceiro importante neste processo.
Quer saber mais sobre o tema? Leia o paper escrito por Mark Weitner e por D. Hatler, ambos especialistas do Centro de Competência e Estratégia da IBM para Saúde, Segurança, Meio ambiente e sustentabilidade, no qual me fundamentei para este post meramente introdutório.
Além dele, esta também é uma boa apresentação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário