domingo, 4 de maio de 2008

MS e Yahoo! - Último Capítulo?

Ontem, 3 de maio, a Microsoft afirmou publicamente que não tem mais interesse na "combinação" das duas empresas (1). Na carta enviada para a Yahoo! a MS usa o termo acima e não "aquisição", o que me fez pensar... será que chegamos ao fim desta novela?

Bem, no final de janeiro, quando a MS fez a oferta hostil para aquisição da Yahoo!, os termos eram outros, o que causou uma rejeição imediata por parte da Yahoo!. Cá entre nós, o que a MS quer e sempre quiz foi comprar a Yahoo! e ponto final... fica "combinado" assim.

Nesse meio tempo, a Yahoo! movimentou-se, movida não se sabe por quais motivos, para evitar a operação. Foram muitas reuiniões fechadas, jogadas na imprensa, apostas em novas parcerias, etc. O resultado prático mais concreto até o momento foi um outsourcing de anúncios com a Google.

Pra mim, este movimento trás pelo menos 3 consequências:
  1. Vai beneficiar a Google, que deve amanhecer na segunda-feira, 5 de maio, com uma alta no valor de suas ações (na sexta elas já haviam passado de US$ 600 mas fecharam a $ 580). Aliás, as ações da Google já vinham subindo nas últimas semanas a medida que a operação da MS ia se mostrando cada vez menos possível, os seus resultados do primeiro quartil foram acima do esperado e da melhoria no cenário macroeconômico,

  2. Deve provocar uma queda significativa do valor das ações da Yahoo!. Depois da oferta da MS as ações subiram mais de 60%. Não me surpreenderia se houvesse um movimento forte de venda de ações da empresa, jogando-a de volta para o patamar dos 19/20 dólares. O mercado especula isso.

  3. A MS vai partir para outra aquisição. O problema aqui é quem comprar... que empresa pode ajudar a MS a reduzir o gap que ela tem, hoje, com relação a Internet em geral e, mais especificamente, com relação a cesta de funcionalidades oferecidas hoje pela Google e pela Yahoo!.

    Uma destas funcionalidades, a Busca, aquele que lançou Google, Yahoo! e outros mais a verdadeiros blockbusters, é hoje praticamente um monopólio destas duas empresas. Abaixo a relação dos sites de busca mais usados pelos internautas no mês de março. É fácil notar que, pelo menos com relação a busca, existem basicamente dois players, a Google e a Yahoo (2). Comprar uma Ask não melhoraria em nada a vida da MS...

    Outras empresas começam a surgir neste mercado com promessas novas mas ainda pouco exploradas como a Searchme.com, por exemplo que, como novidade, apresenta os resultados de forma gráfica.
Mas, se a história realmenta acabou, isso ainda não se sabe. Não descarto a possibilidade desta ter sido mais uma jogada da MS para provocar a Yahoo!. Minha visão é que a Yahoo! não está 100% alinhada com o "não". E, nesse cenário, uma carta da MS formalizando sua "saída" do negócio pode ser um movimento estratégico para provocar uma reação na Yahoo! Pode provocar uma divisão interna, um racha de fato no board... afinal, se as ações da Yahoo! realmente despencarem nos próximos dias a atual liderança pode ser duramente questionada pelos investidores institucionais na empresa (que, aliás, já vinham levantando várias dúvidas).

O fato da carta ter sido datada em um sábado também é curioso... "vamos dar o domingo para eles pensarem melhor, antes dos mercados abrirem na segunda...".

Enfim, vamos aguardar segunda-feira...

(1) http://dealbook.blogs.nytimes.com/2008/05/03/microsofts-letter-to-yahoo-2/
(2) http://www.hitwise.com/datacenter/searchengineanalysis.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário