segunda-feira, 19 de maio de 2008

MS e Yahoo! - Mais um Capítulo...

Como já era esperado pelo mercado em geral, a novela continua. Ontem a MS mudou a estratégia e fez nova abordagem junto à Yahoo!. A idéia agora é mais na linha de uma parceria estratégica do que no de uma aquisição. As suas unidades de publicidade online trabalhariam juntas (1).

Os motivos deste novo movimento são muitos, tanto do lado da MS quanto da Yahoo!. A MS não tem outra alternativa de curto prazo para atacar o grande problema dela, que é o espaço ocupado pela Google no segmento de busca na Internet e, principalmente, todos os desdobramentos deste domínio da Google. Não dá tempo para pesquisar e desenvolver nada...

Do lado da Yahoo!, a pressão dos acionistas e sócios aumentou muito depois do dia 3... Natural que este questionamento tenha gerado insegurança e cobrança dentro da Yahoo!. Para se ter uma idéia, Carl Icahn, um dos mais ativos acionistas da Yahoo! enviou uma solicitação para a assembléia de acionistas para substituir toda a diretoria da empresa, chamando-os de "irresponsáveis"... Este novo movimento pode gerar condições melhores para que a parceria aconteça. Pode ser a "saída honrosa" para eles.

Difícil dizer se existe mais alguma coisa vindo mas, na minha opinião, este é um movimento que tem mais chances de dar certo do que uma aquisição não solicitada e pode trazer mais benefícios. Afinal, a MS está agindo de forma muito mais focalizada e diretamente onde interessa. Neste novo formato, a MS não compraria um supermercado por causa da sessão de vinhos... Portanto, aparentemente, menos chances de erro. E isso pode ser bom para todos.

(1) http://www.nytimes.com/2008/05/19/technology/19yahoo.html?_r=1&hp&oref=slogin

Nenhum comentário:

Postar um comentário