quarta-feira, 7 de maio de 2008

Social Networks 1 - A visão do leigo

Social Network é um dos "temas da vez", um dos assuntos mais discutidos nas publicações especializadas, nos cafés e em reuniões de profissionais de TI. Até ontem viviamos muito bem obrigado sem Social Networks... hoje precisamos delas para sobreviver e ter vantagem competitiva. São elas que darão às nossas empresas a garantia de sucesso no futuro e de que não vamos perder para o mercado todo nosso capital intelectual... são elas que vão nos permitir cooperar, trocar informações e inovar em um mercado cada vez mais exigente.

Mas, afinal, do que estamos falando? Vou tentar abordar o assunto de três formas distintas, o que vai ser difícil mas, com a colaboração de terceiros creio que conseguirei evoluir no assunto o que, aliás, é um excelente teste para uma Social Network...

O objetivo deste post é abordar a "visão leiga", a de uma pessoa que não é da área de TI ou de RH. A segunda abordagem vai ser a de um fornecedor de tecnologias para Social Networks. A terceira será a de um cliente, de como ele usa ou vai usar estes novos conceitos.

A Visão Leiga, o Orkut...

A primeira coisa que vem à cabeça de uma pessoa que não é da área de TI quando falamos de Social Network são os conhecidos sites de relacionamento... Orkut, Facebook, LinkedIn, Flickr e outros mais (veja 1, para uma lista dos principais sites de relacionamento). É um ambiente onde podemos encontrar pessoas, discutir sobre assuntos gerais, namorar, brigar, aprender, ver e mostrar fotografias, conseguir um emprego e por aí vai.

Pessoas entram em redes de relacionamento com o objetivo de conhecer outras pessoas e/ou manter contato com as que já conhece. Na maioria das vezes, acabam se registrando em grupos de interesse, ou comunidades, onde encontram antigos colegas de escola, universidade ou de outros empregos.

Além do Orkut e seus semelhantes, outra referência bastante comum para Social Network é o Windows Messenger, o Skype, o Google Talk ou outra ferramenta para chat. E seu uso é bastante difundido atualmente, com milhões de usuários no mundo todo (para uma lista dos principais, 2).

O número de usuários de redes sociais tem crescido vertiginosamente nos últimos anos e é marcante a presença do público jovem. Até mesmo crianças e adolecentes buscam estes ambientes. Um dos exemplos mais famosos é o Club Penguin (3), um site independente que obteve uma adesão tão grande de crianças que foi comprado pela Disney! (4).

Social Network e Internet

É interessante notar, também, que mesmo para o leigo o conceito de Social Network está muito ligado a Internet. Comunidades já existem a milhares de anos e sempre foram comuns mas nunca se usou o termo Social Network para designar uma comunidade. Por exemplo, é comum nas universidades do mundo todo a existência de repúblicas estudantis, cada uma com suas características e regras para seleção de participantes. E que eu me recorde nunca ouvi referência a uma delas com a expressão Social Network (nem mesmo a uma Rede Social).

Desta forma surgiu uma identificação muito forte entre Internet e Social Network. Para o leigo, não existe Social Network sem se pensar em Internet. Ou seja, para se fazer parte de uma rede deste tipo é fundamental que se esteja "conectado".

Relacionamentos sem fronteiras ou tempo

O último ponto que pretendo comentar sobre Social Networks na visão do leigo é uma de suas características mais fundamentais, a de ausência total de restrições geográficas ou de tempo. Para participar de uma rede Social, não importa onde você vive ou está, basta ter acesso a Internet.

Além disso, a interação entre os participantes destas redes pode se dar de duas formas distintas síncrona ou não. Usuários de Orkut podem deixar comentários ou mensagens para terceiros sem que a outra pessoa esteja conectada nequele momento, ou seja, de forma não síncrona. Já os usuários de uma ferramenta qualquer de chat, por outro lado, comunicam-se de forma síncrona.

Estas duas características são próprias de Social Networks porém normalmente não estão presentes em comunidades no sentido mais tradicional onde existe um local geográfico onde os membros se encontram e onde as informações são trocadas de forma síncrona.

Tentando concluir...

Via de regra, estas são as principais características e respostas que se obtem de uma pessoa que não é da área de TI ou de RH quando se pergunta sobre Social Networks. Ou seja, nada de Colaboração, Inovação ou Gestão de Conhecimento. Estamos falando de "Relacionamento", nada mais. Os resultados usualmente esperados são: (a) manter contato com conhecidos, (b) fazer novos amigos e (c) participar de comunidades de interesse. Só isso...


(1) http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_social_networking_sites
(2) http://en.wikipedia.org/wiki/Instant_messaging
(3) http://clubpenguin.com/
(4) http://en.wikipedia.org/wiki/Club_Penguin

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A utilização das redes sociais via Internet está tomando ares cada vez mais "profissionais" em relação à carreira das pessoas, podendo servir como um "termômetro", do tipo "como é que eu tô no meu mercado?". veja o exemplo das recém-lançadas "profiles" de empresas no LinkedIn, nas quais é possível saber de onde vieram os que estão hoje em uma determinada empresa, ou para onde foram os que dela saíram. Qual é o perfil mais visitado/procurado entre os funcionários de uma empresa. Qual a idade média dos funcionarios, gênero, localizacao, área de trabalho, etc... Claro que esses dados só são úteis se a quantidade de funcionários cadastrados no sistema da rede social for significativa, mas também é fato que esses sistemas vêm crescendo bastante sua base de usuários e, principalmente, aumentando a "abrangência" para além das empresas/pessoas em torno da indústria de TI (que ainda é maioria)

    ResponderExcluir
  3. Flavio, este entry esta bien bueno. Es importante entender que el "social network" existe con y sin software -- eso es simplemente la cantidad de personas que conoces y las relaciones entre ellas.

    'social networking software' es software que te ayuda a ampliar tu 'social network' o que te ayuda a hacer 'social networking' como lo es Orkut, Facebook, Lotus Connections, etc...

    ResponderExcluir