sexta-feira, 4 de julho de 2008

O Boeing 777, o Taxista e o Brasil

O Boeing 777

O Boeing 777 é um dos mais modernos aviões a jato em operação. Seu projeto iniciou em 1990 e ele foi o primeiro avião a jato com projeto 100% digital, usando computação gráfica tri-dimensional. Para se ter uma idéia melhor do que isso significa, em projetos convencionais o "erro" de alinhamento entre as partes de um jato, antes do 777, era de até meia polegada... com a tecnologia empregada no projeto dele, o erro não passou de 0,023 de uma polegada (1). Praticamente irrisório, mas pode-se bem imaginar as perdas e o potencial estrago que erros deste tipo podem ter em um projeto destes. Um dos principais reconhecimentos dados ao projeto e a inovação do mesmo foi do Computerworld Smithsonian Awards, que deu o prêmio maior na categoria de Manufatura. Mais detalhes e outros reconhecimentos da indústria em (2).

Pilotar um jato destes requer muito treinamento... Para obter uma licença de piloto privado uma pessoa comum tem que frequentar uma escola de vôo e acumular algo entre 50 a 60 horas de vôo. Com mais 250 horas e algumas provas, pode-se obter uma licença de piloto comercial. Para poder sentar-se como co-piloto em uma aeronave comercial, são necessários mais 1.500 horas de vôo. Para assumir o comando de um 777 são necessárias milhares de horas e muito treinamento.

No comando de um 777, pilotando um jato com 115.300 libras de empuxo, tem que ter, além de um longo treinamento, muita experiência. Treinamento e Experiência, junto com bastante saúde, são os três pilares para se ter um bom piloto.

Com "céu de brigadeiro" um piloto pode colocar o jato em Piloto Automático, minimizando erros e riscos desnecessários. No entanto, em condições meteorológicas adversas, ele tem que pilotar de verdade... e, aí, Treinamento, Experiência e Saúde fazem toda a diferença.

O Táxi

Mas por que esse papo sobre o 777? Acontece que hoje estava em um táxi e o motorista começou a falar sobre política... disse que o Lula vai bem mas que está preocupado com a inflação, que a gasolina vai subir, que o gas vai subir, que o arroz e o feijão vão custar mais caro, etc... Daí eu tentei explicar a ele que dirigir um país é um pouco como pilotar um 777... não basta ter boa vontade... não basta ter um bom co-piloto... em condições de "céu de brigadeiro" um piloto razoável não faz grande estrago. Já em outras situações...

O Brasil passou os últimos anos bem, graças a um cenário internacional estável e sem crises. O aumento do preço do barril de petróleo nos últimos meses, a crise das subprimes americanas no final do ano passado e a volta da inflação em vários países tem provocado uma crise mundial sem precedentes. Não estamos mais voando em "céu de brigadeiro" e, agora, Treinamento, Experiência em gestão e Saúde fazem diferença... ele entendeu! Entendeu até quando eu disse que não eu não estou falando somente em "experiência de vida"... isso, qualquer um com 40 ou 50 anos tem... estou falando de experiência em gestão... e isso o Lula não tem...

Vejam o Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, por exemplo. Ele tem bastante Formação, muita Experiência, e Saúde... Lembrem-se que ele foi Presidente mundial do Bank Boston... Por isso está fazendo um belo trabalho...

Selecionar um cidadão para ser Presidente de uma Nação como o Brasil deveria ser um processo onde as pessoas levassem em consideração esses pontos... Afinal, com essa crise toda rolando lá fora, o piloto pode fazer um bom estrago se não tiver frequentado a escola de aviação...

Experiência, Treinamento e Saúde...

(1) http://www.boeing.com/commercial/777family/compute/index.html
(2) http://www.boeing.com/commercial/777family/pf/pf_awards.html

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