sexta-feira, 25 de julho de 2008

Social Networks 3 - A Visão do Cliente

Este é o terceiro e último post de uma série que tem o objetivo de analisar por diversas óticas o tema "Social Networks". Este post aborda a visão de um cliente da tecnologia. O primeiro foi publicado em 7 de maio (1) e falou sobre a Visão do Leigo. O segundo, publicado em 25 de maio, analisou o tema sob a ótica de um fornecedor (2).

Este post demandou mais tempo e uma pesquisa mais elaborada. A visão do cliente não é única, tem uma dependência forte da dinâmica da indústria a que pertence e ainda depende do gráu de amadurecimento da empresa. Vamos a alguns dos principais findings.

Não existe uma Visão Única

Minha primeira conclusão é que não existe uma resposta única para esta pergunta... clientes pensam de forma diferente com relação a este assunto. Para a maioria com quem conversei, a idéia é interessante mas não é prioritária. Está na lista dos projetos para os próximos 24 meses, mas não entre os principais projetos. Na prática isso é um "tiro de misericórdia"... sem prioridade, somente com muita força política um projeto destes decolaria. Ou seja, vai ficar na lista de espera por um bom tempo para boa parte das empresas.

Dois executivos com quem conversei, no entanto, me disseram que é um projeto que está sendo estudado com bastante cuidado e que, muito provavelmente, vai entrar em uma primeira fase ainda este ano. Será uma fase de avaliação, com um público limitado, com participação direta do time de Recursos Humanos.

A idéia, nestes casos, é que o novo ambiente vai permitir uma maior integração entre funcionários de localidades diferentes. Uma das duas empresas, que gerencia um dos maiores call centers do Brasil, tem uma grande quantidade de jovens em seu quadro funcional e, segundo este executivo, existe uma demanda muito grande por ambientes como o Orkut, por exemplo. Neste caso, um ambiente de Social Network corporativo poderia ter fácil aceitação e contribuir para uma maior produtividade.

Segundo Rupert Murdoch, CEO da News Corporation, toda a nova geração que está chegando ao mercado de trabalho já vem "contaminada" com as novas tendências de tecnologia. E cobram isso no seu ambiente de trabalho de forma tão natural como nós, um dia, cobramos algo simples como um aparelho de telefone ou de FAX. Não encontrar estes recursos tem impacto negativo em sua produtividade e na satisfação de trabalhar para uma empresa.

A Visão do Cliente está relacionada com a indústria a que pertence

Algumas indústrias são mais dinâmicas do que outras. A indústria de telecomunicações, por exemplo, é muito mais dinâmica do que a de exploração de petróleo. Ao ser mais dinâmica, ela demanda movimentos mais rápidos, à frente dos seus concorrentes. Indústrias assim entendem que podem ter um benefício muito grande em ter acesso rápido a conhecimento, em ter acesso diferenciado a especialistas. Compartilhar conhecimento no tempo necessário pode fazer grande diferença para estas empresas e significar um novo contrato, um novo projeto, mais lucro em seu balanço.

Uma forma de medir o benefício que uma empresa poderia ter com uma solução como estas seria a colocar em uma escala que mediria o quanto a indústria em que está é mais ou menos dinâmica. Por exemplo, relaciono abaixo algumas indústrias, das mais dinâmicas para as menos.

Telecomunicações
Mídia
Automobilística
Agroindústria
Siderúrgica
Petroquímica

Além deste "quesito", um outro ponto também relacionado com a indústria a que pertence diz respeito a quanto ela é dependente de "Informação e Inovação". Setores que dependem mais de "informação e Inovação" são mais sensíveis a mecanismos que possam de alguma forma acelerar o acesso às mesmas. E Redes Sociais podem ajudar muito nesta questão.

Algumas empresa, como empresas de produto de consumo, são muito dependentes de informação e inovação. O ciclo de lançamento de novos produtos destas empresas é muito curto. São feitos altos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento, constantemente. Redes Sociais, dentre outros benefícios, facilitam a criação de Comunidades, a troca de conhecimentos e, consequentemente, a Inovação.

Qual seu nível de maturidade?

Um último ponto me chamou a atenção nesta pesquisa. Algumas empresas estão mais preparadas que outras para adotar Redes Sociais. É como se fosse possível criar "escala" que medisse a maturidade de uma empresa para a adoção de uma Rede Social. Empresas de uma mesma Indústria podem estar em níveis de maturidade diferente.

O Nível de Maturidade de uma empresa pode ser medido levando-se em consideração diversos aspectos como, por exemplo, tempo de existência, tamanho da empresa, distribuição geográfica e concorrência. Quanto mais amadurecida nos aspectos acima, mais prontas estão para usufruir dos benefícios da implementação de uma Rede social.

Conclusão

É inevitável... mas ainda vai tomar um tempo. As Redes Sociais vão estar presentes em absolutamente todas empresas, de qualquer porte. Provavelmente em 2 ou 3 anos as empresas mais amadurecidas já contarão com uma Rede deste tipo.

Dentre os fornecedores que mais se destacam, hoje, com uma solução corporativa completa, está a IBM. Ok, sou suspeito, mas é verdade, é inegável que a IBM hoje tenha uma solução que está a frente da concorrência. Existem diversos outros fornecedores que oferecem componentes de uma Rede Social, mas nenhuma oferece a solução completa, de ponta a ponta. Alguns oferecem uma solução para Blog, outra para Gerenciamento de Perfis, outra para Wikis, etc.

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/05/social-networks-1-uma-viso-leiga.html
(2) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/05/social-networks-2-viso-do-fornecedor.html

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