sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O Ministério da Saúde adverte... ler faz mal a saúde!

Segundo a definição de Dráuzio Varella (1), a "Azia, também conhecida como refluxo gastroesofágico, ou simplesmente refluxo, é a sensação de queimação causada pelo retorno do suco gástrico para o esôfago. Quando comemos, os alimentos percorrem o esôfago e, antes de chegar ao estômago, atravessam o esfíncter esofágico inferior que deve manter-se fechado após a passagem do bolo alimentar para impedir que os ácidos digestivos refluam pelo esôfago acima. Às vezes, porém, os músculos desse esfíncter perdem a elasticidade e permanecem abertos, permitindo o refluxo que causa dor e a queimação típica da azia.

Geralmente, a acidez estomacal ocorre após as refeições. O estômago cheio pressiona o suco gástrico que flui para o esôfago, porque o funcionamento do esfíncter está alterado."

No caso do nosso Presidente, a origem da Azia, declaradamente, seria a leitura de jornais e revistas. Provavelmente um caso raro de disfunção digestiva, com poucos similares no mundo. Um bom "case" de estudo para os especialistas.

Para nós, brasileiros, no mínimo um sinal de preocupação... mais um, dentro de uma série de pérolas do nosso líder. Entendo perfeitamente que as notícias, hoje em dia, não tem sido das melhores e que é natural que causem preocupação... até mesmo azia. O problema não é esse, e sim ele publicamente manifestar seu desgosto por leitura em geral. É quase que uma "defesa da ignorância"... não leiam! O Ministério da Saúde adverte... ler faz mal a saúde!

Aos milhões de estudantes, não leiam! Definitivamente, este não é o sinal que se espera de um líder de uma nação de analfabetos. O analfabetismo no Brasil ainda atinge a níveis inaceitáveis. Dentro da América do Sul só perdemos para a Bolívia... No total temos mais de 14 milhões de analfabetos com mais de 15 anos... e nosso líder diz que ler lhe causa azia... lamentável.

Enquanto nossos líderes derem este tipo de sinal, não conseguiremos crescer... Educação Básica é fundamental e um dos principais alavancadores é o exemplo... da família, dos amigos e, é claro, dos líderes da nação...

Prefiro acreditar na tese que ele só lê o que lhe interessa, ou seja, opiniões positivas sobre seu "governo"...
Da licença, mas vou tomar meu anti-ácido...

(1) http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=19
(2) http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u5900.jhtm
Reblog this post [with Zemanta]

Um comentário:

  1. Lula é, de fato, um homem singular (até porque é incapaz de acertar um plural...)

    ResponderExcluir