sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Computação em Nuvem

Empresas de grande porte como IBM, Google e Microsoft tem investido pesados orçamentos com o objetivo de entender e explorar ao máximo a "onda" da Web 2.0, ou da Nuvem. Ao lado delas, centenas, talvez milhares de pequenas empresas e de empreendedores também tem buscado novas oportunidades neste "oceano azul" (1). Nos últimos dois posts cheguei a analisar algumas soluções inovadoras neste novo mundo. Mas, afinal, o que é este "novo mundo"? Ou, em outras palavras, o que este "novo mundo" tem de novo?

O que é?

Vamos começar pelo princípio. O que é a Nuvem? A Nuvem nada mais é do que um novo modelo computacional no qual nós, usuários, passamos a ter acesso a aplicações, dados e informações em qualquer lugar em que estejamos, usando qualquer tipo de dispositivo de acesso que esteja, de alguma forma, conectado na Internet.

Este modelo é fundamentalmente diferente do modelo que usamos atualmente. Hoje, se queremos ter acesso a nossas fotografias, precisamos ligar nosso computador e navegar até o diretório em que elas estão. Se queremos editar um texto, temos que abrir um editor de textos que está instalado em nossa máquina. Para preparar uma apresentação, usamos um software específico, que também está instalado em nossa máquina. Ou seja, de alguma forma temos controle sobre um determinado equipamento (usualmente nosso desktop ou notebook) e sobre algum software especializado (editor de textos, planilha, editor de fotografias digitais, etc).

No modelo da Nuvem, nós não temos a menor idéia de onde nossos dados e informações estão armazenados. Na maioria das vezes, não sabemos nem qual software estamos usando para editar um texto. Na prática, neste modelo, isso não interessa. O que importa é o que queremos fazer, o que pretendemos produzir. Daí dizermos que este novo modelo é "user centric", centrado no usuário, ou seja, com o objetivo de atender a uma demanda de uma pessoa. Sem impor a ela que tenha um computador e um editor de textos para preparar e enviar uma carta.

Por que este novo modelo surgiu?

Na prática ele é resultado de uma série de fatores que vem se desenvolvendo nos últimos 10 anos. O principal deles, é claro, foi o crescimento do uso da Internet, principalmente devido ao aumento da qualidade e velocidade da banda larga. Ao mesmo tempo, inúmeros dispositivos começaram a ser criados e usados para acesso a Internet. Hoje, além dos computadores, usamos smartphones, consoles de jogos eletrônicos como o Wii e o PS3 e muitos outros dispositivos.

O resultado prático destas e de outras inovações é que temos no mundo todo milhões e milhões de novos usuários, criando um novo ambiente, totalmente conectado e que funciona em tempo real. Os novos usuários estão acostumados a ter resposta para tudo na hora em que precisam. Não faz mais sentido e nem é mais necessário ir a uma Biblioteca para consultar um determinado assunto. A biblioteca já está na rede... (2).

O que vem por aí?

A grande pergunta que paira no ar nos dias de hoje é "o que vem por aí?"... antiga pergunta, aliás, mas com uma nova conotação. A cada dia, cada uma daquelas milhares de empresas e empreendedores que citamos lá no início descobrem novos usos para a grande Nuvem. Não é exagero algum imaginar que ainda estamos na pré-história da Nuvem. Muito provavelmente, ainda estamos "pavimentando" os caminhos para os próximos anos.

Telecomunicações, Medicina, Política, Comércio, todas estas são áreas que sofrerão impacto nos próximos anos. Será possível utilizar mecanismos muito mais avançados para se comunicar com pessoas em qualquer lugar do mundo. Médicos também poderão diagnosticar e até mesmo operar pacientes a distância. Políticos farão campanhas inteiras virtuais. Um novo comércio surgirá, onde pessoas poderão comprar ítens confecionados especialmente para elas... carros, por exemplo, já podem ser encomendados "a la carte" em muitas montadoras.

Soluções como o backup online da Mozy (3) ou o ambiente operacional online da Glide (4) representam apenas o princípio de todo este novo mundo que está surgindo. Muito em breve veremos um aumento na velocidade da convergência entre Televisão (inclusive 3D), com rádio e comunicação.

Não me surpreenderia se em poucos anos o telefone que usamos hoje se transforme em uma peça de museu. Para nos comunicarmos, vamos usar sistemas sofisticados integrando voz, imagem, hologramas, compartilhando documentos e muito mais.

Stay Tunned... e, claro, faça parte da mudança! Está acontecendo ao seu lado... Falaremos mais sobre o tema...

(1) http://www.amazon.com/Blue-Ocean-Strategy-Uncontested-Competition/dp/1591396190/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1263574920&sr=8-1
(2) http://books.google.com/googlebooks/library.html
(3) http://fgfmendes.blogspot.com/2010/01/voce-faz-backup.html
(4) http://fgfmendes.blogspot.com/2010/01/caminhando-nas-nuvens.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário