sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Banda Larga... Será mesmo?


Certamente você tem Internet com banda larga em casa. Provavelmente contratou seu serviço junto à Net, o Virtua, ou na Oi, o Velox. Na cidade do Rio de Janeiro estes são os principais provedores de banda larga mas existem outros, que oferecem o serviço via satélite, por exemplo ou, mais recentemente, via 3G. Provavelmente, quando você contratou o serviço, verificou qual seria a maior banda disponível e mandou ver... afinal, quanto maior a velocidade melhor, não?


Pois é... em tese, a resposta é sim mas, ná prática, não é bem assim.

Os provedores de banda larga fazem propagandas informando que você pode escolher velocidades de 4, 6, 12 e até 20 Mbps. O problema é que na realidade você nunca, eu disse nunca, tem uma taxa efetiva igual a contratada. Aliás, se ler o contrato vai ver que nem a operadora garante a taxa anunciada...

E como escolher? Pra começar, surgem duas questões:
  1. Qual a melhor opção? A melhor opção depende do uso que você pretende dar à Internet. Normalmente a taxa de download é grande, propiciando boa performance para baixar músicas, fotos, filmes, etc. Já a taxa de upload é pequena. Pode não passar de 500kbps. Isso é pouco e, em condições normais pode ser menos ainda. Portanto, se você pretende fazer upload de arquivos grandes ou de muitos arquivos, tem que procurar um provedor que garanta uma taxa de upload decente. Apenas como referência, este site publica as taxas de alguns provedores brasileiros (1). A alternativa é ter paciência, fazer upload durante as madrugadas, etc.

  2. Já tenho banda larga... ela é rápida mesmo? Isso é mais fácil de verificar. Existem diversos sites que medem a performance de sua conexão. Alguns interessantes são o (2) e o (3), por exemplo. Usualmente estes sites fazem um teste rápido de download e de upload e verificam, naquele momento, qual a performance real do seu provedor. Esta taxa pode mudar dependendo da hora do dia, de quantos computadores estão compartilhando sua rede, etc. De qualquer forma, é uma boa referência. Apenas como referência, fiz um teste e minha conexão está com 1.8Mbps para download e 400k para upload. Tenho um Velox de 2Mbps.
O assunto não se esgota nestas duas questões. Inúmeros fatores influenciam na performance de sua conexão com a Internet. A Cisco, a mais conceituada empresa do ramo de conectividade, possui muitos artigos escritos sobre o assunto. Apenas como referência, ela considera "banda larga" uma conexão que ofereça pelo menos 128 kbps. Praticamente todas as grandes operadoras nacionais que oferecem banda larga atendem a esta métrica.

A liderança em banda larga ainda é das operadoras telefônicas, via ADSL. Já as que oferecem o serviço via cabo (como a Net, por exemplo), vem crescido a taxas mais agressivas. Para quem se interessar por uma análise mais profunda do mercado de banda larga no Brasil, uma boa referência é o "Barômetro Cisco de Banda Larga" (4).

"Banda Larga", por incrível que possa parecer, ainda está com uma participação pequena no Brasil. Ainda tem muito para crescer. Uma pesquisa feita pela Info em Setembro de 2009 coloca o Brasil em quadragésimo quinto lugar lugar dentre 66 países com relação à qualidade da banda larga oferecida (5). Ou seja, ainda temos uma longa estrada pela frente...

(1) http://testesuavelocidadebrasil.blogspot.com/2009/10/medias-de-velocidade-de-outubro-dos.html
(2) http://www.testesuavelocidade.com.br/
(3) http://www.speedtest.net/
(4) http://www.cisco.com/web/BR/barometro/Barometro_analisedemercardo.pdf
(5) http://info.abril.com.br/noticias/ti/banda-larga-do-brasil-e-45-entre-60-paises-30092009-40.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário