segunda-feira, 31 de março de 2014

IaaS, PaaS e SaaS - Entendendo os serviços entregues em nuvem


"Computação em nuvem" é uma forma de entregar serviços e recursos computacionais atraves da Internet. A expectativa é que empresas nos EUA gastarão mais de US$ 13 bilhões em cloud computing e serviços relacionados este ano. Trata-se de um dos segmentos de maior crescimento da indústria de tecnologia da informação. 

Na década de 90, quando a Internet engatinhava, muitas empresas não apostaram em seu crescimento e perderam o momento de desenvolver-se. Muitas viraram "cases" de MBA e são estudadas até hoje como empresas que não conseguiram ver o futuro. Atualmente, tentam recuperar o espaço perdido com um enorme esforço e um grande investimento. 

Agora, com a revolução de cloud computing em andamento, todos querem seu espaço. E a IBM, como já vimos anteriormente, investiu e segue investindo bilhões de dólares em pesquisa, desenvolvimento e aquisição de empresas atuando na área. Desde 2007, a empresa investiu mais de 7 bilhões de dólares.

Mas, afinal, o que é comercializado quando falamos em computação em nuvem?

Para se ter uma visão mais clara, podemos fatiar a computação em nuvem em três tipos diferentes de oferta:

  1. IaaS - Infraestrutura como serviço (Infrastructure as a Service)
  2. PaaS - Plataforma como serviço (Platform as a Service)
  3. SaaS - Software como serviço (Software as a Service)

A imagem acima representa graficamente estes diferentes tipos de serviço (muito obrigado a Piyush Chordia pela contribuição e também por compartilhar conosco seu blog, em http://www.pcclm.com/2011/07/cloud-computing-definition-by-nist.html).

Cada uma delas oferece serviços diferentes, buscando atender a demandas específicas. 
  1. IaaS - Esta é a mais fácil de entender. Neste modelo, vende-se, ou melhor, aluga-se, infraestrutura. Simples assim. Você pode alugar servidores, armazenamento ou até mesmo serviços de rede. Precisa de capacidade computacional equivalente a 3 servidores Intel? Em vez de comprar, instalar, configurar e manter os servidores em sua empresa, simplesmente alugue o necessário pela Internet. É simples e, para todos na empresa, é transparente se o servidor está em uma sala no terceiro andar ou em um datacenter na Índia ou na Alemanha. Tudo é consumido pela Internet, de forma transparente e com nível de serviço garantido em contrato. Este cenário é bastante comum para empresas novas, com baixos níveis de investimento em infraestrutura, mas que precisam da mesma para crescerem.

    Imagine ainda uma segunda situação, onde sua empresa tem picos de demanda durante o ano. Isso acontece muito com empresas de varejo, que tem um grande aumento de vendas em datas especiais como o Natal, por exemplo. Você precisa estar preparado e, para isso, vai precisar adquirir mais servidores, representando mais investimentos. E, depois que o Natal passar, o que fazer com estas máquinas? Que tal simplesmente alugar mais capacidade computacional para o período do Natal? Muito mais efetivo e econômico.

    IaaS é o segmento de cloud computing que mais cresce.

    Para algumas demandas mais específicas e críticas, como infraestrutura para suportar um ambiente ERP de produção ou outras aplicações corporativas, IaaS pode ser alugado na forma de Serviços Gerenciados (Managed IaaS). Desta forma, adiciona-se uma camada de serviços que garante maior segurança, escalabilidade, integração e cobertura global.

  2. PaaS - Esta forma de cloud computing oferece o que é necessário para suportar todo o ciclo de vida do desenvolvimento e entrega de aplicações para o mundo web, sem os custos e a complexidade de comprar e gerenciar infraestrutura e ferramentas de desenvolvimento, incluindo aí todos os softwares necessários.

    Com PaaS é possível desenvolver aplicações mais rapidamente e, consequentemente, entregar um resultado final em menos tempo. 

  3. SaaS - Por fim, Software as a Service. Quando é necessária a aquisição de uma determinada solução de software, tipicamente fazemos uma pesquisa no mercado, a adquirimos, instalamos, mantemos, atualizamos, etc. Todas essas atividades ficam sob nossa responsabilidade, gerando custo, pois somos obrigados a manter equipamentos e, mais immportante, mão de obra especializada para suportar a infraestrutura, por exemplo. 

    A proposta de SaaS é o aluguel de software, que fica hospedado em um provedor, um data center, fora de nossa empresa. Neste modelo, não adquirimos o software. Ao contrário, pagamos um aluguel pelo seu uso, totalmente feito pela internet.

    As vantagens são muitas. Por exemplo, ao decidirmos pelo aluguel de um determinado software, podemos começar a utilização imediatamente. Não precisamos esperar por sua instalação e configuração. Além disso, a aplicação está na nuvem e pode ser acessada a partir de qualquer computador autorizado.

    As aplicações mais comuns são sistemas de gerenciamento de vendas e CRM, redes sociais corporativas e sistemas de ERP.

As soluções em nuvem tem o poder e a capacidade de suportar o crescimento de uma empresa uma vez que entregam capacidade computacional e serviços de forma extremamente rápida e simplificada. Quer conhecer mais sobre as ofertas IBM em nuvem? Visite este site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário