domingo, 15 de junho de 2008

Da Idéia à Ação - Ética, Direito e Cidadania, de Ruben Quaresma

Os tempos atuais são complexos e repletos de conflitos. Enfrentamos diariamente Novas Batalhas e contamos com Velhos Juízes para julgá-las (1). Diversas situações nos colocam frente a questões que envolvem conceitos de Ética, Direito e Cidadania. Conceitos estes que, são questionados e julgados diariamente.

Vivemos em uma sociedade em que muito se fala e pouco se faz.

Uma luz brilhou no final do túnel (e não é um trem vindo em nossa direção) com o lançamento, sexta-feira, 13 de junho (sim, sexta-feira, 13) do livro "Ética, Direito e Cidadania", de Ruben de Azevedo Quaresma. A obra, da editora Juruá (2) (3), aborda como estes temas fazem parte do nosso dia-a-dia, levantando questões históricas, comportamentais, religiosas, morais, sociais, políticas, bem como tributárias e jurídicas.

Não li o livro ainda. Estou seguro de que se trata de uma excelente obra. No entanto, o mais importante, na minha opinião, é ver que em nossa sociedade encontramos Brasileiros com letra maiúscula que lutam, à sua forma, por um Brasil melhor, mais justo e que inspire respeito para todos. Enfim, lutam por uma Nação.

A proposta do livro é ambiciosa. Mais do que isso, a proposta de Ação é ambiciosa. A busca do autor em despertar este sentimento em entidades como a Polícia Federal, a OAB e outras instituições merece respeito.

Fundamental que esta obra esteja inserida dentro de um Plano, dentro de um conjunto de ações pela renascimento do nosso Brasil, independente de quais sejam nossos líderes políticos. O Brasil, como qualquer nação que quer e precisa crescer, tem que ter um Plano de longo prazo e as questões abordadas na obra devem ser pilares deste plano, pilares para um Brasil melhor.

É no mínimo interessante ver um "representante da era pré-Internet" escrever um livro tão atual. E é incrível a jovialidade e atualidade do autor pois, pelo que conheci de Ruben Quaresma, a única pista de que ele é um "representante do mundo pré-Internet" são seus cabelos brancos... absolutamente mais nada... afinal, trabalhar ativamente, escrever um livro e ainda encontrar tempo para correr de 8 a 10 quilometros algumas vezes por semana não é para qualquer jovem... Estamos testemunhando a luta de um juíz do "velho mundo" por um futuro melhor para nosso país. Mais do que isso, estamos constatando uma vez mais que esta é uma luta de todos... cada um lutando da forma que pode.

Como disse Ruben, em seu livro, "É muita transformação. Acelerada, profunda, assustadora. Que está aí mesmo, a exigir posturas, transparências e atitudes".

Obrigado, Ruben, por nos fazer pensar! Que esta obra também nos inspire a Agir...

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/05/viacom-x-google-uma-nova-batalha-com.html
(2) www.jurua.com.br
(3) Para adquirir o livro http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=20690

Nenhum comentário:

Postar um comentário