domingo, 15 de junho de 2008

A Geração "CTRL+C CTRL+V"

Quando eu era criança e tinha que fazer uma pesquisa para a escola, o caminho mais natural era buscar o assunto em uma enciclopédia como a Conhecer, a Barsa, ou em alguma outra obra de referência. Pois lá se vão 30 anos e o mundo mudou muito. Com a Internet, as pesquisas escolares dos nossos filhos ficaram muito mais dinâmicas, mais ricas em informação e qualidade, mais vibrantes e, consequentemente, mais efetiva no processo de educação. Certo? Não necessariamente...

A avalanche de informação que encontramos na Internet é realmente um fator novo e que pode tornar qualquer trabalho escolar muito mais rico e atualizado do que em nossa época. No entanto, um recurso, uma "facilidade" deste novo mundo pode ter um impacto muito ruim no processo educacional de nossos filhos... Nunca foi tão fácil "copiar" um texto E "colar" em um trabalho.

Em nossa época, o uso das máquinas de "Xerox" era duramente criticado (e ainda o é), por permitir a qualquer um copiar obras inteiras ou trechos de obras sem proteger os direitos autorais. Mas não iam muito além disso... via de regra, nós tinhamos que estudar seu conteúdo e dar um tratamento diferenciado para apresentar o conteúdo em nossas escolas. Não dava pra simplesmente copiar E colar... dava só pra copiar...

Hoje o mundo está diferente... copiar conteúdo digital da Internet e colar o mesmo em trabalhos escolares é tão fácil que até minha filha de 10 anos sabe fazer. O problema é que isto é tão fácil que normalmente eles consideram o trabalho concluído e ponto final... ou seja, já tem o que apresentar, está certo (tem uma boa chance (1)) e bem escrito (em alguns casos). Mas será que o conteúdo foi estudado, analisado e entendido?

Se nada fizermos, vamos assistir ao surgimento de uma nova geração, que está acostumada a pegar coisas prontas, a copiar material alheio e, pior, não vamos incentivá-los a pensar, a criar, a inovar. E, definitivamente, não é o que queremos. Se nada fizermos vamos testemunhar o nascimento da "Geração CTRL+C CTRL+V" (de copiar e colar, copy and paste, comandos comuns em qualquer editor de textos ou planilha eletrônica).

Como pais e educadores temos uma missão muito importante que é a de orientar nossos filhos, a de mostrar os caminhos corretos. "Copiar e Colar" é simples e rápido mas causa um enorme prejuízo à formação de nossos filhos... A única forma que conheço para criarmos pessoas melhores, com maior capacidade de crítica e de inovação, é mostrarmos o caminho, estudar junto com eles. A Internet está aí para ser usada, como a máquina de Xerox um dia foi tão útil para nós, mas não pode nos tolir, limitar nossa capacidade de criação.

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/06/brincando-de-deus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário