sábado, 26 de fevereiro de 2011

Social e-Commerce - A nova fronteira?


Estamos assistindo a uma nova onda, a convergência das Redes Sociais com o Varejo Eletrônico. E é uma onda bem forte, que está movimentando os gigantes das duas áreas como o Facebook e a J.C. Penney (1).

Redes Sociais já são uma realidade. Está cada vez mais difícil encontrar alguem que não faça parte de ao menos uma destas Redes. Em linhas gerais existem dois tipos de Redes, as horizontais e as verticais. As Horizontais são as Redes genéricas como o Facebook e o Orkut. As Verticais são direcionadas a um grupos que tenham interesses em comum. Podem ser Redes para crianças, como o Club Penguim, para animais de estimação, como o The Pet's Universe (2), ou para mães, como a Amazon Mom (3).

Entendendo que este modelo está cada vez mais consolidado, empresas que atuam no varejo começaram a olhar para estas Redes de forma diferente. Uma Rede Vertical tem um público extremamente bem qualificado e, além de ser bem mais fácil fazer uma campanha direcionada para eles, a taxa de conversão será maior. Imagine, por exemplo, que você tem uma indústria que produz ração para cães... nada mais natural do que criar uma campanha para os membros da The Pet's Universe. Ou, caso você venda brinquedos, por que não construir um plano para atingir os mrmbros de uma rede como o Club Penguim.

Existem, claro, ainda muitos pontos para serem estudados. Pesquisas recentes mostram que embora os jovens utilizem intensamente o Facebook e o Twitter, não existe certeza de que eles comprariam produtos ou serviços pela Web. Isto para falar apenas nos problemas "comportamentais".

Estima-se que em 3 ou 5 anos aproximamente, de 10 a 15% dos gastos dos consumidores em paises desenvolvidos será pelas Redes Sociais como o Facebook. Ou seja, veremos um crescimento significativo do varejo direcionado a estas comunidades. 

Enquanto as empresas de varejo movimentam-se para chegar às Redes Sociais, o Facebook e outras redes também dão seus passos buscando parceiros entre os principais varejistas. O FB contratou um executivo e criou uma unidade apenas para tratar desta área e quer converter seus milhões de membros em "online shoppers" (4). O trabalho deste grupo é manter contato próximo com os principais varejistas dos EUA e analisar as melhores formas de compra online. Este trabalho está contribuindo na criação da nova versão do Facebook.

Os passos dados na direção da convergência entre as Redes Sociais e o Varejo Eletrônico são largos. Muito em breve teremos novidades que prometem, mais uma vez, alterar a forma como fazemos compras e nos relacionamos.

(1) http://idgnow.uol.com.br/blog/circuito/2011/02/25/social-e-commerce-o-futuro-do-varejo-online/
(2) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/01/pets-universe-primeira-rede-social-para.html
(3) http://fgfmendes.blogspot.com/2010/09/amazon-mom-uma-rede-social-para-pais-e.html
(4) http://www.businessweek.com/technology/content/dec2010/tc20101217_877527.htm

Um comentário: