terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Nascimento de uma Rede Social - Lessons Learned 1


Fazem exatamente 20 dias que coloquei em produção a The Pet's Universe (1). A proposta do site é de ser a "Maior e Melhor Rede Social para Animais de Estimação do Brasil". Nestas três primeiras semanas, acompanhei detalhadamente cada momento da rede. O objetivo deste post é compartilhar alguns pontos interessantes que observei até o momento. Outros "lessons learned" virão e pretendo compartilhar por aqui.
  1. "Se você tem uma idéia, siga-a" - É muito difícil, quase impossível, afirmar se uma idéia é boa ou não enquanto está no papel. Em se tratando de uma rede social, é fundamental "testar o conceito" no campo. Existem algumas formas de se fazer isso. Você pode usar, por exemplo, as tradicionais e importantes pesquisas ou, se preferir, pode partir para um projeto piloto. No caso de partir para um projeto piloto, como foi o do The Pet's, é importante já disponibilizar um grupo bem significativo de Social Network Capabilities. Caso contrário, o site fica "pobre" e corre um bom risco de não atingir o público desejado.
  2. "Agregue valor" - Se sua rede social agregar valor para os seus membros, ela vai crescer. O valor pode ser, por exemplo, um espaço para compartilhamento de idéias, um fórum para discussão de temas de importância ou uma forma de compartilhar fotos e vídeos. É importante entender o que tem valor para seu público alvo e fazer acontecer.
  3. "Trace metas e acompanhe" - É importante saber quais os objetivos do site e onde se quer chegar. Nesse ponto, traçamos metas iniciais para 40 e 90 dias. Nossas metas incluem, além de número de usuários, previsão de lançamentos de novas funções e alguns eventos especiais. Os primeiros três meses são decisivos na formação da rede. É quando se monta o núcleo dela. A partir daí, espera-se que a rede continue a crescer de forma viral. E, tão importante quanto traçar metas, acompanhe-as. Esteja seguro de que a plataforma selecionada tenha ferramentas que podem proporcionar as métricas necessárias para você.
  4. "Escale o time logo de início" - Você vai precisar de pessoas de várias disciplinas. É bom já saber com quem vai contar no início. Dentre as principais funções, no momento inicial, vai ser necessário alguem cuidando de Estratégia, Tecnologia, Marketing e Comunicação. Ao mesmo tempo, você vai ter que pensar no futuro, na fase 2 do projeto.
  5. "Fale alto, Bem Alto" - De nada adianta você criar uma rede que se diz "social" e ficar quieto em seu canto. É preciso divulgar forte, principalmente no início. E este trabalho tem que ser feito por profissionais. Existem pessoas que sabem cuidar da sua "imagem digital" muito melhor que você... acredite nisso e chame alguem da área para executar esse importante trabalho.
     
  6. "Use outras redes para divulgar, mas não fique somente por aí" - Minha conclusão, até o momento, é que usar outras redes como o Facebook ou o Twitter, por exemplo, ajuda mas não resolve. Sozinho eles são formas interessantes para divulgar idéias, mas só isso. Você deve imaginar, por exemplo, que mandar para aqueles amigos que tem uma verdadeira lista telefônica de amigos em termos de quantidade seria uma ferramenta fantástica de divulgação, certo? O problema é que seu Post fica perdido entre centenas ou até mesmo milhares de outros. E, aí, você tem que reenviar várias vezes. Só que, agora, para aqueles que tem poucos amigos você virou um "chato" e, em pouco tempo, ele não quer mais ouvir falar da sua nova rede social. Entender esta dinâmica e acertar a dose é difícil e me custou um bom tempo.
  7. "Fomente o uso da Rede" - Uma rede social, em seus primeiros momentos de vida, é como um pequeno bebê em uma incubadora. Tem que ter cuidados constantes, caso contrário simplesmente corre risco de não sobreviver. Você vai precisar dedicar um bom tempo para fomentar a adesão de novos membros e a interação entre eles nesta parte inicial. Não se trata somente de ter quantidade de usuários, eles tem que interagir. Não estamos falando de um "portal" ou de um site e, sim, de uma Rede Social. Neste caso, interação é base. Muitas lições estão sendo aprendidas aqui.

O The Pet's Universe tem crescido diariamente com uma boa taxa de adesão e, principalmente, com excelente frequência de uso. Isso é um ótimo indicador pois mostra claramente que os membros estão vendo valor na Rede. Nestes 20 dias já fomos notícia na Coluna do Ancelmo Góis, no domingo, dia 23 de janeiro, no Jornal Extra, no dia 3 de Fevereiro, e no Extra Online, também no dia 3 (2). Aliás, no Extra Online atingimos a marca de matéria mais lida, veja abaixo:


PS.: Se você tem um animal de estimação, qualquer que seja, precisa conhecer o The Pet's Universe. Registre-se, crie um perfil para ele e faça novos amigos para o seu Pet! Divulgue para seus amigos!

(1) www.thepetsuniverse.com
(2) http://extra.globo.com/noticias/celular-e-tecnologia/conheca-pets-universe-rede-social-para-animais-de-estimacao-993443.html

2 comentários:

  1. Bernadette Castilho8 de fevereiro de 2011 11:25

    Muito interessante seus comentários, neste exato momento em que estamos trabalhando na criação de uma rede social para suportar o projeto "O Rio que queremos fazer juntos". Assim que tivermos analisado com o grupo as observações feitas por você, entro em contato, para uma "consultoria".

    Parabéns por mais esta iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. 7 passos importantes e escritos com clareza e objetividade. Parabéns.

    ResponderExcluir