quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Lotusphere 2011 - Day 3 - O Futuro do Social Business por Andrew McAfee

 
Começamos o terceiro dia da Lotusphere 2011 com uma apresentação especial de Andrew McAfee. Ele é o Diretor-Científico de pesquisa do Center for Digital Business da Sloan School of Management do MIT e membro do Berkman Center for Internet and Society da Universidade de Harvard. Foi ele que criou o conceito de Enterprise 2.0, ainda em 2006.

Sua visão é de que nossa indústria está entrando em uma nova fase na qual veremos, cada vez mais, uma nova geração de tecnologias sociais "embutidas" em outros softwares ou até mesmo hardwares... são os "Social Components". Ele mencionou 5 conclusões relacionadas com suas pesquisas e 2 previsões para nossa indústria. 

Conclusões:
  1. "Os elementos fracos serão cada vez mais fortes" (de "weak ties are strong") - Basicamente, em sua concepção, uma Rede Social abre um espaço inédito para aqueles que, em condições normais, estariam "excluídos" de uma atividade social mais colaborativa. Na prática, as Redes Sociais abrem um novo mundo para toda uma classe, sejam nerds, pesquisadores, cientistas ou, até mesmo, pessoas comuns como você e eu. Nossos colegas mais distantes podem ter um enorme valor para nós. Um bom exemplo é a Wikipedia, construida por todos e não por uma pessoa ou entidade única.

  2. "Existe sabedoria na voz do povo" (de "crowds can be very wise") - Aqui ele entende novamente que toda a plataforma de tecnologia que hoje está disponível abre novas portas para buscar e valorizar a opinião da população. Em um passado recente, a sociedade era muito mais claramente "dirigida" ou liderada por poucos do que atualmente. Hoje a população tem voz ativa e determina caminhos. Novamente ele cita a Wikipedia como um bom exemplo. Outro exemplo citado por ele foi o Hollywood Stock Exchange que, com base em pesquisas tem a capacidade de antecipar se um determinado filme ou projeto vai ser um sucesso ou não.

  3. "Com uma visão mais aguçada é possível enchergar muito mais" (de "with more eyeballs, more bugs are shallow") - Esta é baseada na "Lei de Linus", formulada em homenagem a Linus Torvalds, criador do kernel do Linux. Basicamente a idéia é de que quanto mais pessoas estão analisando uma determinada situação, mais facilmente encontraram uma solução. Em uma Rede Social, o poder da coletividade ganha destaque e, quando bem utilizado, pode ajudar na solução de problemas complexos. Um bom exemplo foi tema de um post aqui mesmo, sobre a MedNetworks, em (1)

  4. "Existem diamantes na mina da Rede Social" (de "there are diamonds in the social data mine") - Novamente ele valoriza a enorme quantidade de informação que é produzida atualmente e seu valor. Claro que existe um excesso e que o mesmo deve ser tratado de forma adequada mas, ainda assim, quando devidamente processado, pode produzir muita riquesa intelectual. Também já falei aqui sobre este assunto quando falei sobre o Curador de Conteúdo, em (2).

  5. "Ser Social é benéfico para o indivíduo" (de "being social benefits the individual") - Nada mais óbvio nos dias de hoje do que o valor que as Redes Sociais tem para os individuos. A quantidade de informação e conhecimento que uma pessoa qualquer pode obter em uma rede é, em muitas vezes, superior a que ele teria em condições normais até pouco tempo. Colaborar, gerar conteúdo e compartilhar informações é um enorme catalizador de "Conhecimento" e o grande beneficiado é o indivíduo, que sai valorizado. Resumidamente, se você tem uma Rede Social de alto valor, você é um bom candidato a ser um profissional de alto valor.
Além destas 5 conclusões a que ele chegou em suas pesquisas, também fez duas previsões:
  1. Vamos assistir a uma disparada no crescimento das tecnologias digitais (de "there will be a digital boost") - A cada dia veremos mais e mais tecnologias em aparelhos como geladeiras, televisões, video games, automoveis, etc.
  2. Vamos assistir a uma difusão cada vez maior no uso de tecnologias, cada vez por mais pessoas (de "There will be digital spread") - A tecnologia e seus benefícios atingirão cada vez mais pessoas em todos os cantos de nosso planeta.
Foi uma oportunidade realmente única ouvir um renomado pesquisador de nosso tempo dar seu parecer sobre o atual momento por que passa nossa indústria. Sua visão única aponta claramente para um desenvolvimento forte do Social Business e para enormes benefícios para cada indíviduo e, é claro, para a sociedade como um todo.

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/01/social-networks-na-vida-real.html
(2) http://fgfmendes.blogspot.com/2010/12/uma-nova-profissao-o-curador-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário