terça-feira, 8 de março de 2011

Tribos - Todos fazemos parte de pelo menos uma


Nada como alguns dias em casa para colocar a leitura em dia. Aproveitei este Carnaval para ler um livro que trouxe da Lotusphere, o "Tribes" (1), de Seth Godin. Leitura simples e rápida e uma forma interessante de abordar o tema Redes Sociais. O autor estuda o conceito das "Tribos" e aponta para alguns pontos interessantes para reflexão. Algumas conclusões são óbvias, mas ainda assim é uma leitura que recomendo.

Logo de início ele define o que é uma Tribo:  Um grupo de pessoas conectadas umas as outras, conectadas a um líder e conectadas a uma idéia. Tribos sempre existiram. A grande diferença é que faz bem pouco tempo, a grande maioria das tribos era uma reunião de pessoas em uma região qualquer. A limitação geográfica era uma grande restrição ao crescimento das tribos e um enorme desafio para seus líderes. Organizar uma reunião de uma Tribo era algo bastante complexo.

Com a Internet, a limitação geográfica caiu. Hoje existem dezenas, centenas de formas distintas de se criar uma nova Tribo. Existem ferramentas na Internet que permitem a criação de uma comunidade em questão de minutos, literalmente por qualquer um.

O que faz a diferença entre uma Tribo de sucesso ou não? Alguns fatores tem grande importância, dentre eles:
  1. A força do Líder - Toda Tribo precisa de um líder forte, que sabe o momento de agir e, principalmente o momento de dar espaço para seus seguidores. Não se deve confundir um Líder com um Gerente, por exemplo. Um Líder tem seguidores, um Gerente tem funcionários. O líder é o responsável por manter a chama da "idéia" que norteou a criação do grupo sempre viva.
  2. A força das conexões - Basicamente, o relacionamento, a atividade da rede tem que ser forte. Uma Tribo em que as conexões entre seus membros é fraca, não é uma Tribo. A "Idéia" que forjou a tribo é o seu "cimento". É ela que mantem seus membros unidos. Cabe ao líder mantê-los ativos.
Quando ao líder, bem, "Liderança" é uma escolha, uma opção pessoal. Não se "nomeiam" líderes, assim como não se promove alguem a "Líder". Aliás, esta é a única característica comum a todos os líderes...  eles são líderes por uma opção pessoal. Fora isso, existem líderes em todas as religiões, regiões, classes sociais, níveis educacionais, etc.

O livro dá uma visão interessante sobre Redes Sociais, sobre os motivos que fazem com que uma Rede seja criada, cresça e apareça.

(1) http://www.amazon.com/Tribes-We-Need-You-Lead/dp/1591842336

Nenhum comentário:

Postar um comentário