quinta-feira, 10 de março de 2011

O Nascimento de uma Rede Social - Lessons Learned 2 - 50 Dias

Hoje a rede social The Pet's Universe completa 50 dias de vida. Já havia publicado aqui um "Lessons Learned" quando a rede chegou aos 20 dias (1). Interessante notar que todos os 7 pontos discutidos na época continuam absolutamente fundamentais e são os principais pilares para o crescimento da rede.  Dentre eles, destaco Liderança, Comunicação, Marketing, Valor Agregado e Metas...  são pontos que merecem atenção contínua.

Neste momento, gostaria de compartilhar três pontos interessantes:
  1. Estatísticas de acesso (via Google Analytics)

    Ao completar 50 dias de vida, The Pet's Universe já teve acessos de 41 países e de 506 cidades. Foram mais de 30 mil "visitantes únicos" e mais de 420 mil pageviews, segundo o Google Analytics. A Taxa de Rejeição, ou Bounce Rate, está em torno de 29% o que, pelo que pude pesquisar na Internet, é considerada baixa, ou seja, boa. No geral, a rede tem desempenhado bem nas métricas deo Google Analytics.

    Outra "métrica" que tenho acompanhado cuidadosamente é a "intensidade de uso" da Rede. Neste ponto é interessante notar que, a qualquer hora que seja feita uma verificação percebe-se que acessos estão acontecendo com muita frequência. Basta verificar o portlet de "Últimas Atividades" na página principal e ver que várias atividades foram feitas nos últimos minutos... Claro que esta é uma métrica subjetiva, mas aponta para vitalidade na rede, o que é fundamental.

    Neste momento estou pesquisando métricas de atividade de Redes Sociais. Existem alguns trabalhos interessantes na área. Em breve dedicarei mais espaço para este assunto.
  2. Fomentar o uso da Rede

    Este foi um dos pontos discutidos no Lessons Learned de 20 dias. Durante o último mês busquei mecanismos para incentivar o uso e a frequência na rede. Colunas com atualização diária, como Notícias e o Horóscopo animal são âncoras do site.

    Além disso, temos um plano para eventos. O último exemplo foi durante o Carnaval, quando fizemos o Primeiro Concurso de Fotografias de Carnaval. Mais ações já estão planejadas para os próximos meses.
  3. Por último, a Divulgação

    Gostaria de compartinhar uma matéria que foi publicada hoje, dia 10 de março, no Jornal O Globo, do Rio de Janeiro. A reportagem foi publicada na seção de Economia do Jornal, na página 27. Na internet foi publicada na íntegra a entrevista sobre a rede. Vale a pena conferir, no link (2) abaixo. Conforme havia comentado, a divulgação da rede é fundamental para trazer novos usuários.
O crescimento contínuo do site é um excelente indicador de seu valor agregado. Grande parte dos novos membros vem de convites feitos pelos próprios membros. E isto é extremamente positivo. Seguimos com uma proposta original, inovadora e ambiciosa, que é criar uma rede social com grande valor agregado para seus membros.

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/02/o-nascimento-de-uma-rede-social-lessons.html
(2) http://oglobo.globo.com/blogs/cat/posts/2011/03/09/rede-social-para-pets-367858.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário