quarta-feira, 9 de março de 2011

Por que ser um "Social Business"


Está é uma boa pergunta e que tem perturbado a vida de muita gente. Em minhas visitas a clientes e palestras tenho ouvido muita gente questionar se ser Social é algo relevante para sua empresa, se o momento é esse, se já tem capacidade de implementar conceitos de Social Business e por aí vai, em uma sequência quase infinita de perguntas, preocupações e teorias.

De fato, o tema é bem atual e, apesar de já ser motivo de estudos faz uns 6 anos, ainda está em transformação. Uma das melhores apresentações sobre Social Business que assisti nos últimos tempos foi feita por Sandy Carter, Vice-Presidente de Social Business na IBM e Jaremiah Owyang, Sócio da Altimeter Group.

Na apresentação, eles abordam uma série de temas relacionados com a adoção de Social Business. Logo de início, apontam as unidades que normalmente iniciam este processo em uma empresa: Marketing, Comunicação e Desenvolvimento de Novos Produtos. Aliás, para esta última área, citam o exemplo da Coach, que em um projeto de desenvolvimento de uma nova bolsa utilizou crowdsourcing para buscar a participação de clientes... Conseguiu o envolvimento de 6 milhões de clientes. e um aumento significativo em mindshare entre clientes de 12 a 24 anos. Tipicamente, estas áreas são bem "antenadas" e conseguem ter benefícios rapidamente com o uso de metodologias e tecnologias de Social Business. Dependendo da empresa, pode começar por uma ou outra destas áreas.

Em seguida, eles analisam um ponto crucial com relação a empresas que estão aderindo a SB... a maturidade delas. A grande verdade é que a maioria das empresas ainda não está preparada. Para começar a trilhar o caminho de um Social Business é fundamental que se tenha uma estratégia clara, um plano de médio e longo prazos.

De uma recente pesquisa que fizeram com 140 empresas em todo o mundo, descobriram que 52% já tem um projeto com orçamento aprovado. 25% são novatas na área, ainda não pararam para ver do que se trata. E apenas 23% se classificam como amadurecidas, avançadas na área. Veja que 75% dos entrevistados ou já adotaram conceitos de Social Business ou estão iniciando implementação. Isso é significativo e mostra claramente que não estamos falando de um modismo e sim de uma forte tendência, e de curto e médio prazos.

O caso da IBM é apresentado. Em 2005 a empresa começou a adotar conceitos de um Social Business, criando um espaço para que seus funcionários pudessem manter blogs. Mais do que abrir um espaço, a IBM passou a incentivar o seu uso. Logo em seguida criou um "Guideline" para orientar o correto uso do ambiente. Hoje uma enorme quantidade de IBMistas mantem blogs, comunidades, usam microbloging, tem perfis sociais na intranet e muito mais.

A apresentação dura aproximadamente 50 minutos e é altamente recomendável para qualquer um interessado no assunto de Social Business. Além dos pontos acima, ainda aborda outros como Reputação Online, Retorno de Investimento, Melhores Práticas e muito mais.

Ela pode ser obtida no link abaixo:

http://wcc.on24.com/event/27/28/86/rt/1/documents/slidepdf/ibm_030311_master_presentation_final.pdf

Reserve um tempo para assití-la!

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