sexta-feira, 25 de março de 2011

Color - “Your life crowdsourced”



A revolução das Redes Sociais continua e a cada dia vemos uma novidade no mercado. Além das redes sociais segmentadas, tema já discutido aqui em outros posts (1 e 2), a estrela do momento chama-se "Color" (3), foi lançada quarta-feira passada (4) e permite o compartilhamento de fotos em tempo real entre pessoas que estão próximas... é uma rede social para compartilhamento de fotos baseada em geolocalização. O detalhe principal? Sem absolutamente nenhuma política de privacidade. Se você coloca uma foto na rede, qualquer um que esteja próximo pode ver. Será que faz sentido?

O projeto, um investimento de US$ 41 milhões, inclui alguns pesos pesados do mercado, como Bill Nguyen, co-fundador da LaLa, um site para compartilhamento de músicas que foi comprado pela Apple em 2009, Peter Pham, ex CEO da BillShrink, um site com dicas para redução de despesas em diversas áreas, e DJ Patil, ex-Cientista Chefe do LinkedIn, uma rede social profissional.

Tudo funciona de forma muito simples. Se você tem um iPhone ou um outro celular com o sistema Android, basta instalar o aplicativo. No caso do iPhone, é um simples download da Apple Store. Pronto, uma vez instalado, o sistema de navegação do celular identifica outros usuários que estão na mesma região e a brincadeira começa. Para se cadastrar, basta colocar um nome qualquer e uma foto, teoricamente, sua.

Uma vez que você já tenha o Color instado, é só usar. Por exemplo... você está em um evento, ou em uma festa, e resolve tirar uma foto, usando a rede. Neste exato momento, a foto é incluída no Color. Ao mesmo tempo, a rede identifica todas as pessoas que tem o Color instalado e que estão no mesmo local e compartilha a foto com elas. De forma dinâmica é montada uma rede das pessoas que estão naquele local, naquela hora. Sem restrições, sem perguntas.

Me registrei e testei o Color. É simples de usar mas realmente bastante invasivo. Ou seja, privacidade? Esquece. Tudo o que você coloca lá é compartilhado por todos, na hora. E como o sistema tem integração com o Facebook ou o Twitter, caiu no Color, caiu na rede.

Muita gente grande está de olho. Alguns pontos como a questão da privacidade estão sendo analisados cuidadosamente. Basta lembrar que o Facebook foi duramente questionado com relação a isto recentemente e implementou algumas mudanças.

A proposta da Rede vai além de simplesmente compartilhar fotos. Com o recurso de geolocalização, imediatamente é criada uma Rede Social que está em uma mesma região. Abrir espaço para comerciantes da área é sempre uma boa idéia... mega segmentação é uma tendência no mercado de Redes Sociais e pode ser uma fonte interessante de renda (5 e 6).

Definitivamente não é uma rede social para qualquer um. A idéia de não oferecer recursos para proteger suas fotos e de permitir que qualquer um as veja, é algo novo e desafiador. Somente o tempo vai dizer se esta abordagem tem público ou não.

Minha aposta? Vai dar muito certo e estamos vendo somente a "ponta do iceberg".

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/01/pets-universe-primeira-rede-social-para.html
(2) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/01/mulheres-unidas-jamais-serao-vencidas.html
(3) http://www.color.com
(4) http://www.pcworld.com/article/223169/color_imagesharing_app_isnt_for_private_types.html
(5) http://www.sfgate.com/cgi-bin/article.cgi?f=/g/a/2011/03/23/businessinsider-former-lala-founder-just-scored-41-million-for-his-new-startup-2011-3.DTL
(6) http://www.socialtimes.com/2011/03/will-new-color-app-put-privacy-in-the-red/

Nenhum comentário:

Postar um comentário