Ginni Rometty, CEO da IBM, é definitivamente uma pessoa inspiradora. Em recente entrevista para a Fortune, ela aborda os mais variados temas e compartilha uma visão de futuro bastante ambiciosa. Em uma conversa de vinte minutos ela fala sobre Social, Watson e Pesquisa. Alguns dos pontos mencionados:
- Nunca defina sua empresa com base em um produto. Em um mundo cada vez mais globalizado e com mudanças constantes, produtos tornam-se obsoletos da noite para o dia. Além disso, a empresa ainda pode se desconectar das principais tendências do mercado. Isso vale tanto para novos produtos como para novos modelos de negócio.
- Pense em Inovação 24 horas por dia. Nosso pensamento tem como característica principal ser linear. Ou seja, esperamos pelo iPad 4, depois pelo 5, pelo 6 e por aí vai. A inovação quebra este circulo. Mas inovar exige esforço, demanda pensar "fora da caixa". Ela faz um comentário interessante sobre Pesquisa & Desenvolvimento. Na maioria das empresas P&D é tratado como uma coisa única. Em sua visão, são coisas distintas e, mais importante, assim devem ser tratadas. "Pesquisa" está relacionada com inovação, com novas tecnologias, produtos e serviços. "Desenvolvimento" tem a ver com evolução, novas versões, melhorias.
- Ela menciona a necessidade de acompanhar o mundo externo, sempre olhando para fora da empresa e como que frequentando "5 avenidas":
1. Pesquisa e Desenvolvimento - valendo a observação acima.
2. Universidades - Um novo mundo surge a cada dia em instituições em todo o mundo.
3. Clientes - Contaco constante com seus clientes, discussões sobre melhorias, novos produtos e serviços
4. Venture Capital - Trata-se de uma rede vibrante, repleta de inovação.
5. Social - Com foco no mundo corporativo. Na IBM fazemos HackDays, Jams e outras iniciativas sociais que geram novas idéias que, no final do dia, transformam-se em benefício para a empresa, para os clientes e para a sociedade.
- Seja Curioso - É preciso incentivar a curiosidade nos colaboradores da empresa. É esta característica que colabora de forma direta para a inovação. Sempre precisamos nos perguntar, com relação a empresa, o que deve perdurar e o que deve mudar. É o grande desafio de pensar no longo prazo e no curto prazo.
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