Como integrar mais de 130 mil empregados e colaboradores,
localizados em locais tão diversos como uma plataforma de exploração no meio do
oceano Atlântico, uma base no coração da Amazônia ou um escritório em pleno
centro da cidade, no Rio de Janeiro? Como garantir que a estratégia de uma
empresa presente em mais de 25 países alcance a todos, garantindo uma gestão
transparente e ágil? Como permitir que engenheiros, geólogos, pesquisadores e
técnicos colaborem no desenvolvimento de novas tecnologias? Contando com mais de
270 plataformas, 18 refinarias e mais de 32 mil quilômetros de dutos, a
Petrobras é, hoje, a sétima maior empresa de energia do mundo. As descobertas
dos campos de óleo do pré-sal farão com que a empresa cresça ainda mais nos
próximos anos. Para suportar este e outros desafios, a Petrobras desenvolveu,
com tecnologia IBM, um projeto único e extremamente ambicioso. Batizado de
Conecte, o novo ambiente de colaboração da Petrobras é do tamanho da empresa e
faz parte do plano de ter um ambiente de trabalho atualizado, dinâmico e
extremamente flexível.
Para chegar ao atual patamar foram quatro anos de
pesquisa, testes e avaliações. As principais soluções do mercado foram
cuidadosamente analisadas tendo em vista o tamanho, a complexidade e as
necessidades da empresa. No final, o IBM Connections foi selecionado como a
plataforma sobre a qual a Rede de Colaboração da Petrobras seria desenvolvida.
Neste post, compartilho as principais lições deste projeto.
Caso de
Uso
Um projeto de Social Business deve ser suportado por casos de uso diretamente ligados ao negócio da empresa. Ao longo dos últimos anos, nos projetos em que tenho participado, as principais áreas demandantes deste tipo de solução são Comunicações, Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento, e Recursos Humanos. No caso da Petrobras, a liderança coube à Comunicação Institucional, que buscava uma plataforma sólida para tornar a comunicação interna mais ágil, transparente, humana, colaborativa e dialógica. Ampliar a comunicação interna, facilitar a colaboração e a troca de experiência entre profissionais de áreas distintas, disseminar conhecimentos técnicos e debate a inovação no desenvolvimento de novas tecnologias são apenas alguns dos objetivos deste projeto.
Um projeto de Social Business deve ser suportado por casos de uso diretamente ligados ao negócio da empresa. Ao longo dos últimos anos, nos projetos em que tenho participado, as principais áreas demandantes deste tipo de solução são Comunicações, Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento, e Recursos Humanos. No caso da Petrobras, a liderança coube à Comunicação Institucional, que buscava uma plataforma sólida para tornar a comunicação interna mais ágil, transparente, humana, colaborativa e dialógica. Ampliar a comunicação interna, facilitar a colaboração e a troca de experiência entre profissionais de áreas distintas, disseminar conhecimentos técnicos e debate a inovação no desenvolvimento de novas tecnologias são apenas alguns dos objetivos deste projeto.
Piloto
Depois da escolha da tecnologia, ao longo de um ano, a equipe planejou como seria a implementação do projeto. Para validar este trabalho foi realizado um Projeto Piloto que durou três meses, no final de 2012. A escolha dos participantes foi bastante cuidadosa. Buscou-se reunir profissionais de diversas áreas da empresa, de forma que as mais distintas atividades estivessem representadas. Desta forma, participaram do piloto cerca de 1300 pessoas que se encontravam em localidades diferentes e com missões distintas. Ao término do piloto, foram investidos mais alguns meses para analisar o comportamento e tirar lições a serem aplicadas diretamente ao projeto.
Adoção
Um dos principais cuidados do time do projeto foi com relação à adoção da rede de colaboração. A Petrobras tem profissionais de várias categorias diferentes, sendo uma grande parte com alta especialização. São engenheiros, geólogos, administradores, economistas, profissionais de comunicação e médicos, apenas para mencionar alguns. Cada um deles tem características e necessidades distintas. Foram investidas muitas horas em discussões com especialistas globais da IBM sobre técnicas de adoção. A idéia principal foi garantir que um plano fosse construido para garantir que a rede de colaboração pudesse agregar valor para cada participante. Para suportar o processo, várias inciativas foram tomadas como, por exemplo, a produção de um pequeno vídeo explicando os objetivos da rede. Também foi lançado o Manual de Uso dos Meios Digitais, destinado a orientar a força de trabalho sobre a atuação em ambientes digitais dentro e fora da companhia.
Liderança
Liderança executiva foi um capítulo à parte. Na IBM, nossa CEO, Jinny Rommetty, mantém um blog interno e se comunica com a força de trabalho através de nossa rede interna. No caso da Petrobras, a presidente, Sra. Graça Foster, enviou uma mensagem para todos os funcionários, em seu programa interno, chamando a atenção para a rede, antes da data em que ela entrou em produção. Desta forma, ficou claro para todos que esta não era simplesmente mais uma iniciativa isolada e, sim, um programa corporativo, um novo ambiente para colaboração.
Go Live
Finalmente, depois de longos meses, chegou a data do Go Live. A equipe toda estava de prontidão acompanhando, no início de setembro, a entrada em produção do "Conecte". E não poderia ter ocorrido de melhor forma, sem sustos ou solavancos, em menos de dois meses mais de 35 mil pessoas da companhia já participam ativamente da rede criando comunidades de trabalho, compartilhando arquivos e experiências.
Acompanhamento e Próximos Passos
Durante os próximos meses um acompanhamento criterioso será feito. Uma rodada de health check e mais uma de adoção já estão previstas. Além disso, outros sistemas serão integrados com o Conecte para aumentar ainda mais a colaboração interna.
Os 60 anos recém completados pela Petrobras foram um marco para a empresa, para a indústria nacional e para o Brasil. Esta empresa, que tanto orgulho dá para todos nós, se rejuvenesce e entra no clube das grandes empresa globais que utilizam uma rede de colaboração para incrementar a cooperação com o objetivo final de ser uma empresa mais ágil, transparente e com um maior comprometimento dos empregadose colaboradores.
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