Black Friday é o nome que foi dado pelo varejo norte-americano para uma grande promoção de vendas que acontece todo ano, na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. Marca o início das compras de Natal e é conhecido, e copiado, internacionalmente. Acontece uma vez por ano.
Think Friday é o nome de uma ação de educação social (social learning) realizado na IBM e que tem como finalidade básica "compartilhar conhecimento". É uma iniciativa corporativa anunciada por Ginni Rometty durante apresentação realizada por ela em Julho deste ano. São sessões interativas, online e que abordam um determinado tema como Cloud, Analytics, Social Business, Big Data, Mobile e muitos outros.
As sessões sempre começam na primeira sexta-feira do mês e seguem pelas semanas seguintes, ficando disponíveis para o momento que melhor se encaixar com as agendas de cada IBMista. Em cada mês um assunto diferente é discutido. O formato é sempre o mesmo: na primeira hora o tema é apresentado, dando a todos uma visão geral sobre o mesmo. O objetivo da segunda hora é fazer com que o conhecimento adquirido possa ser aplicado a cada área de cada participante. A partir daí, os participantes podem seguir aprofundando-se no assunto, compartilhando informação e conhecimento com outros especialistas e colegas de trabalho.
O tempo dedicado a um Think Friday conta para a quantidade de horas que cada IBMista deve investir anualmente em educação. Ao final de cada evento, o participante ainda recebe um badge, que pode ser compartilhado na Intranet Social da IBM, mais um exemplo de gamification.
A ação movimenta dezenas de milhares de IBMistas em torno do tema "social learning". Trata-se de uma das inúmeras ações realizadas pela IBM para incentivar o compartilhamento de conhecimento e, mais importante ainda, para que cada funcionário e colaborador possa aportar mais e mais conhecimento aos projetos em que participa. No final do dia, o volume e a qualidade das informações compartilhadas contribui diretamente para a construção do Conhecimento Coletivo, tema já discutido aqui, e para a inovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário