quarta-feira, 16 de março de 2011

Redes Sociais e os momentos de "micro tédio"


Você certamente já passou por situações como essas... a espera do início de uma apresentaçao... no intervalo de uma aula... aguardando pelo elevador... preso no cada vez pior trânsito de nossas capitais... São momentos normalmente curtos. A esses momentos, onde literalmente pouco se faz de produtivo, dá-se o nome de "momentos de micro tédio".

Com o aumento expressivo do número de telefones celulares no mercado brasileiro, que deve ter superado os 200 milhões de aparelhos no ano passado, uma das principais "diversões" destes momentos de micro tédio é o uso do celular. Principalmente, é claro, para aqueles que tem smartphones (estimativas apontam para 20 milhões ao término de 2010).

Grandes empresas já identificaram este espaço e estudam métodos de atingir seu "público alvo" nestes minutos de inatividade. O mesmo vem acontecendo com as Redes Sociais. Não existe estatística sobre o tema, pois o mesmo ainda está em amadurecimento, mas um dos grandes beneficiados destes momentos de micro tédio são as Redes Sociais. É complicado, por exemplo, ler uma reportagem completa, que demanda maior atenção, ou visitar um site específico. No entanto, para usuários de uma rede, o tempo pode ser usado para diversas "micro tarefas" como, por exemplo, para conferir atualizações de amigos, "curtir" status de amigos ou para atualizar seu status.

Inúmeras soluções integradas com as redes sociais já exploram este espaço. O Four Square, por exemplo, é um deles. É uma ação rápida por parte do usuário e permite que ele atualize seu status. Algumas redes, como o Facebook, por exemplo, descobriram um espaço para jogos nestes momentos.

O fato é que com o suporte das tecnologias móveis, as Redes Sociais tem ganhado uma nova dinâmica. Acompanhar este usuário cada vez mais "móvel" é um grande desafio para qualquer um envolvido em negócios na área de Redes Sociais.

Para maiores detalhes:
(1) http://www.orangesolucoes.com.br/imprensa/materias-relacionadas/129-os-desafios-do-mobile.html
(2) http://www.tottalmarketing.com/descricoes_noticia.php?go=4&index=14590&PHPSESSID=0c69946a930b77

Um comentário:

  1. Prezado Flávio
    Muito interessante esta abordagem, sobretudo como alerta para planos mercadológicos das empresas, que precisam ficar “antenadas” com a chamada GESTÃO 2.0 e tirar proveito. Mas gostaria de “botar um pouco mais de pimenta”, fazendo uma provocação no campo social: o que está atrás desse tédio não poderia ter a ver com a incapacidade de interagir das pessoas em ambientes de contatos próximos? Há algum tempo uma emissora de televisão constatou casais em barzinhos que não conversavam entre si, mas ficavam olhando curiosamente as pessoas passarem (o movimento). Falta assunto? Pior ainda: chamar para um “bate-papo” em um barzinho e ficar atendendo o celular seguidamente e demorar na conversa. Isso para não acrescentar o atender a celular em cinema, teatro, palestras, aulas etc. Talvez fosse o caso de usar a mensagem da bebida: “use com moderação”!

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