terça-feira, 12 de abril de 2011

Como medir a efetividade de uma Rede Social?

Legal, você finalmente construiu uma Rede Social. Depois de muito esforço ela está em produção. E agora? Como saber se ela efetivamente está atingindo seus objetivos iniciais? Como saber se ela está agregando valor e sendo, efetivamente, útil? Quais métricas devem ser usadas para medir a efetividade de uma Rede Social?

Esta é uma pergunta que venho me fazendo continuamente. É fundamental saber medir o sucesso de uma rede. Neste post vou discutir alguns pontos que devem ser considerados neste processo, algumas métricas que podem dizer se estamos ou não no caminho certo.

Vou me concentrar em 5 delas. Vamos seguir, uma a uma...
  1. Quantidade de novos usuários, de novos posts, etc

    A primeira métrica é fácil... Sua rede está conseguindo captar novos membros? Quantos membros realmente ativos você tem? Quanto posts foram colocados em sua rede? Qual o número de visitas únicas nos últimos 30 dias?

    Monitorar essas métricas também é uma missão fácil e alguns softwares, inclusive alguns free como o Google Analytics, podem ajudar muito. No mundo corporativo, o IBM Coremetrics pode ser a diferença entre ter a informação necessária ou não (1).

    É como medir a temperatura de uma criança. Esta é uma métrica importante, mas não suficiente para dizer a saúde geral de sua rede.
     
  2. Impacto em seus resultados:

    Em seguida, é importante observar o impacto que a criação da rede tem nos resultados de sua empresa. Esta métrica tem dois componentes, um objetivo e um subjetivo.

    O objetivo é "fácil" de medir e está relacionado com o aumento no número de novas oportunidades e no faturamento de sua empresa gerado diretamente pela rede. Observando o histórico de renda de sua empresa, pode-se identificar a diferença obtida com a rede no ar.

    O segundo é mais subjetivo e está relacionado a exposição que sua marca ou empresa ganhou com a rede. Qual o buzz que foi gerado pela rede? Seus usuários estão comentando mais sobre você? Você está ganhando mais espaço na mídia! É o famoso "mindshare" e, acreditem, faz uma enorme diferença!

  3. O mercado está falando mais de você?

    Uma terceira métrica está relacionada com o "volume de conversas" sobre sua empresa, depois que a rede entrou em operação. Seus clientes, e novos usuários, estão mencionando sua empresa em situações novas, onde antes você nem era lembrado? Estão usando tags para referenciar você?

    Em caso positivo, sua rede está abrindo novos espaços para sua empresa. E isso é lindo! É uma das principais conquistas que uma Rede Social pode trazer para sua empresa: novos clientes, novos usuários. Usando mídias tradicionais, provavelmente você demoraria muito para atingí-los e a um custo muito maior. Pense nisso!

  4. Novos relacionamentos com influenciadores

    Ok, sua rede está em produção. E como o mercado está vendo? Qualquer setor tem seus gurus, seus líderes. Em seu setor, estes líderes já conhecem sua rede? Estão referenciando sua rede como algo de valor?

    Este é um dos elementos mais fundamentais em uma Rede Social. Se você consegue fazer com que aqueles que são reconhecidos como líderes em seu setor suportem sua iniciativa, você está a um passo do paraíso! Só que, para isso acontecer, sua rede tem que efetivamente estar agregando valor.

    É a velha história do "ovo e da galinha". Os gurus vem antes ou depois do sucesso de sua rede? Sua rede tem sucesso por causa da participação dos especialistas reconhecidos no mercado ou os líderes do mercado associaram-se a sua rede por causa de seu sucesso?

  5. Compartilhamento de Conteúdo

    O conteúdo colocado em sua rede está sendo compartilhado? Seus usuários estão "compartilhando" o que é colocado em sua rede? Quantos downloads foram feitos de uma determinada apresentação, por exemplo? Quantos usuários "curtiram" uma publicação sua?

    Esta é uma métrica fácil de medir. Se você tem seguidores e se o número deles está crescendo, está no caminho certo! Se não estão crescendo, é hora de entender os motivos. Que tal perguntar para seus usuários o que eles querem?
Em linhas gerais, estas 5 métricas podem te dar uma boa visão sobre o sucesso que sua rede está alcançando. Lembre-se sempre, uma Rede Social só tem valor se seus membros conseguem tirar proveito deste valor. Por isso, estar em contato constante com seus membros é absolutamente fundamental.

É sua missão, depois de ter criado uma rede, fomentar seu uso, contribuir no processo de geração de valor.

(1) http://ibm-news.tmcnet.com/ibm/articles/157910-ibm-introduces-ibm-coremetrics-social.htm

Um comentário:

  1. Flávio muito bom, mas existe um vilão nas organizações ou seja gerentes de TI que trancam o acesso as redes achando que o acesso ao conteudo é improdutivo. Penso que deveríamos ter mais workshops sobre os beneficios esperados para organizações que utilizam redes, assim estes gerentes seriam sensibilizados sobre o assunto.

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