sexta-feira, 29 de abril de 2011

Como medir o "sentimento" de seus clientes em Redes Sociais?


O crescente aumento do uso das Redes Sociais tem imposto às empresas novos desafios. Dentre os principais encontramos a necessidade de acompanhar tendências de comportamento dos seus clientes na Web, entender como eles vêem sua empresa e, principalmente, qual o "sentimento" deles com relação a sua empresa e produtos.

A IBM lançou, recentemente, uma solução inovadora para analisar o "sentimento" de seus clientes em relação a sua empresa, lançando mão de informações postadas por eles em redes sociais como o Facebook, Twitter, blogs ou outras mais. A solução, o "IBM Cognos Consumer Insight" (1) promete vasculhar bilhões de novos posts na Web além de centenas de milhares de discussões em Fóruns para, por exemplo, analisar se suas campanhas de marketing estão atingindo os objetivos desejados. Além disso, fazendo uso de "hot words", vai permitir que sejam feitos ajustes em campanhas em andamento, para melhor se ajustar a respostas de mercado.

Com esta tecnologia, empresas vão poder gerenciar de forma mais precisa e muito mais eficiênte como está sua Reputação Digital. E este tema é hoje central em qualquer organização. Os tempos do "clipping" viraram história. Hoje é fundamental ir além, analisar e entender o que seus clientes e parceiros "sentem" com relação a sua empresa. E, claro, agir rapidamente para sempre melhorar este indicador.

Mais do que lançar o produto, a IBM ainda fez outro movimento. Entendendo que este assunto vai além de tecnologia, fez uma parceria com a "Yale School of Management’s Center for Customer Insight" para treinar alunos em habilidades avançadas de análise de dados (2). A idéia é que os resultados das análises feitas com a solução IBM sejam usados de forma mais efetiva, nas linhas de negócio das empresas e nos pontos onde as decisões são tomadas. Com informações devidamente modeladas e com uma análise extremamente bem feitas aumentam enormemente as chances de uma decisão correta.

Com o aumento da abrangência das Redes Sociais, entender o que seu cliente está sentindo pela sua empresa é absolutamente fundamental para seu futuro. Uma Reputação Digital  positiva está diretamente ligada com o futuro de sua empresa. A proposta da IBM ao lançar a solução de software e ao firmar o acordo com a escola de gerência de Yale prometem ser um forte aliado nesta luta.

(1) https://www-01.ibm.com/software/analytics/cognos/analytic-applications/consumer-insight/features-and-benefits.html
(2) http://gigaom.com/cloud/ibm-targets-the-future-of-social-media-analytics/

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