sexta-feira, 15 de abril de 2011

Criticrania, uma Rede Social Multimídia


Funciona assim... vamos imaginar que você seja como eu e que você goste de U2. Se você é um membro da Criticania (1), você visita a área reservada para música e procura por uma canção deles. Caso já exista, você pode ler críticas de outros membros do site, ver a avaliação dada por eles e, claro, dar a sua avaliação. A partir daí, o Criticania vai montando um perfil sobre você, com base no que você gosta. E passa a recomendar conexões com outros membros que tenham gostos semelhantes. Tudo isso é montado de acordo com um "sofisticado" algorítmo que monitora cada usuário e seus gostos. E tudo gira ao redor de um índice chamado "Criticompatibility" (CC) que é calculado por este algorítmo.

O Criticania permite que você navegue por Filmes, Programas de Televisão, Livros, Vídeogames e Músicas e é, portanto, uma rede social construida a partir de diversas mídias. A proposta é exatamente esse, ser uma Rede Social Multimídia. Se você tem um índice CC similar a outro membro da rede, então vocês podem criar uma conexão que pode fazer sentido.
Como em qualquer outra rede social, você pode "seguir" outros membros. Em tese, isso te permite acompanhar membros que tenham perfil similar ao seu. Seja para um novo jogo, um filme ou uma música nova lançada por um conjunto que vocês gostem.

A proposta é simples e, como toda rede social, vai depender dos criadores conseguirem arrastar um bom número de membros para o site. Aparentemente ainda estão em uma fase muito inicial e com poucos usuários.

Minha opinião? A Apple já está dando seus passos nessa direção. Eles já tem a Ping, uma rede social para apreciadores de música. Apesar de não estar anunciado, eu acredito que um dos próximos passos da Apple vai ser lançar uma rede social multimídia e, aí, vai pegar o mercado todo para ela.

(1) www.criticania.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário