quarta-feira, 27 de abril de 2011

Facebook entra no business de compras coletivas


O movimento já era dado como certo desde o ano passado e se concretizou em um anúncio nesta segunda-feira, no final do dia. O Facebook deu seu primeiro passo na direção das compras coletivas, tentando pegar carona no sucesso do GroupOn e do LivingSocial, ao lançar seu serviço de ofertas online chamado de "Deals" (1 e 2).

Não deixa de ser curioso ver o Facebook correndo atrás de concorrentes em sua própria praia. Mas o fato é que pelo menos em termos de compras coletivas, nosso amigo Zuckerberg perdeu tempo e terreno para seus concorrentes.

Segundo Emily White, Diretora do FB, a rede social oferecerá grandes diferenciais em relação aos atuais líderes no segmento de compras coletivas. Como exemplos, citou o caso em que será possível saber as ofertas que tem agradado mais aos seus amigos e até mesmo comprar em conjunto com eles. Aliás, segundo Mrs. White, este será um ponto forte do serviço. Ela argumenta que oferecerá descontos para compras coletivas de serviços que tem mais "graça" ao serem contratados por amigos, como ingressos para teatro, espetáculos, jogos, restaurantes, etc.

Ver o FB correndo atrás de um espaço "perdido" mostra claramente a dinâmica deste mercado. Ao criar a maior Rede Social do mundo, Zuckerberg também criou novos mercados que hoje são dominados por terceiros. Além dos sites de compras coletivas, alguns criadores de games, como a Zynga (3),  cresceram à sobra do Facebook e hoje valem literalmente bilhões de dólares.

Os próximos capítulos desta disputa vão ser interessantes. Eu já havia comentado aqui que a tendência da convergência entre Redes Sociais e Compras Coletivas é forte. Ver este movimento do FB nesta direção somente comprova esta tendência. 

E mostra claramente que o modelo de negócio do FB ainda tem espaço para se reinventar.

(1) http://bits.blogs.nytimes.com/2011/04/25/facebook-is-latest-rival-to-groupon-livingsocial-facebook/
(2) http://exame.abril.com.br/tecnologia/facebook/noticias/facebook-anuncia-servico-de-compras-coletivas-deals
(3) http://www.zynga.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário