O primeiro dia do IBM Connect 2014 vai ficar guardado na história da ICS, a unidade de soluções de colaboração da IBM. Já estive presente em quase 20 edições do evento, realizado anualmente em Orlando, Flórida, mas este vai ficar registrado de forma especial pois contamos com a participação da Petrobras na Open General Session do evento. Foi um dia longo, repleto de reencontros, palestras e novidades.
Backstage
A segunda-feira começou cedo. As 7 da manhã já estavamos no local do evento, acompanhando a líder do projeto Conecte na Petrobras, Consuelo Sanchez, na preparação para a sua palestra de abertura. Logo ao chegar, nos direcionamos para o backstage, onde fomos recebidos por um time altamente profissional. O backstage impressiona. Definitivamente, quem está assistindo ao evento não tem noção do tamanho da operação que é montada para garantir que tudo funcione bem. São técnicos de som, de imagem, operadores de equipamentos, maquiadores e até mesmo personal trainners, para dar confiança e ensaiar cada palestrante. Além disso, centenas de equipamentos de todos os portes, no que parece um grande estúdio de televisão. Tudo funciona como um relógio, numa coordenação perfeita.
Backstage, antes do início do IBM Connect 2014 |
Vista geral do salão, momentos antes do início da OGS, já repleto com aproximadamente 6 mil pessoas. |
Em seguida, fomos assumir nossos lugares, na primeira fila do evento. Muita ansiedade, principalmente quando olhavamos para o auditório e imaginavamos que estavam alí mais de seis mil pessoas. Impossível não subir ao palco e sentir um frio na barriga. Para aquecer o público, um breve show do conjunto American Authors, originário de Boston e famoso por ter suas músicas utilizadas em diversos comerciais, além de ter uma trilha, Hit It, utilizada no Fifa 14.
Performance do conjunto "American Authors" |
Em seguida subiu ao palco principal o host do evento, Jay Baer, autor e executivo da área de marketing. Coube a ele conduzir toda a apresentação, que contou com executivos da IBM, lançamentos e demonstrações de novos produtos e, claro, com a participação especial de 3 clientes, a PepsiCo, a Sika AG e a Petrobras.
Cada um dos clientes apresentou brevemente como Social Business está transformando suas empresas e tornando-as mais produtivas, transparentes e ágeis. Apesar de serem de diferentes indústrias, enfrentam problemas semelhantes, sempre relacionados com seus funcionários e colaboradores. Como fazer com que os mesmos sintam-se mais comprometidos, tanto com sua estratégia como com seus resultados?
Petrobras
A Petrobras deu seu espetáculo. Em pouco menos de dez minutos, compartilhou sua história de sucesso, quais os motivos que a levaram a buscar por uma solução deste tipo e, principalmente, por que optou pela parceria com a IBM. Foram minutos extremamente especiais para nós, que acompanhamos o projeto desde seu início. Que fique registrado meus parabéns para toda a equipe que participou do projeto e, principalmente, para Consuelo Sanchez, a líder do projeto, que fez uma apresentação impecável (no vídeo abaixo, assista ao caso da Petrobras a partir de 1 hora e 36 minutos).
Watch live streaming video from ibmsoftware at livestream.com
Ao final da apresentação, Consuelo Sanchez recebeu os cumprimentos do time IBM, representado , abaixo, por Sidney Sossai, Executivo de ICS (IBM Collaboration Solutions) para o Brasil, Fábio Britto, Especialista de ICS responsável pelo atendimento a Petrobras, Isabella Costa, líder de IBM Software Group para a Petrobras, eu e Sandy Carter, a grande patrocinadora executiva do projeto pela IBM.
As sessões ao longo do dia
Depois do almoço, sessões falando sobre as novidades a serem lançadas durante o ano, novos produtos e muita, mas muita enfase em Mobilidade, Social, Cloud e Analytics. Estes quatro pilares suportam toda a estratégia da IBM para os próximos anos. Dentre as novidades, a nova versão do IBM Connections, a ser lançada nos próximos meses, e o novo IBM Mail, que promete simplesmente revolucionar a forma como cada um de nós trabalha com correio eletrônico. Com uma interface extremamente moderna e amigável, oferece formas diferentes de visualizar e trabalhar com email, prometendo resgatar nosso controle sobre nossas caixas postais, algo perdido nos últimos anos.
Schahin
Ao final do dia, mais uma sessão especial, a apresentação do projeto BeeSocial, da Schahin. Empresa nacional com atuação em áreas como engenharia, desenvolvimento imobiliário, telecomunicações, petróleo e gás e energia, a empresa conta com aproximadamente 7 mil colaboradores. O projeto BeeSocial tem como objetivo integrar a empresa e aumentar a colaboração e a comunicação entre seus funcionários. Apresentado por Ricardo Rossi, Country Manager da Avnet para o Brasil, o projeto é uma realidade e faz parte do dia a dia da operação da empresa.
Os principais requisitos de negócio da empresa foram:
- Para a Gerência de Recursos Humanos:
- O grupo Schahin necessita ser atrativo, inovador e estar sempre atualizado com as últimas tecnologias
- Atração e retenção de talentos
- Recrutar pós-graduados e novos profissionais
- Para a Gerência de Desenvolvimento Imobiliário
- Compartilhar melhores práticas
- Ter um repositório único para informações
- Compartilhar informações
- Melhoria de processos e de produtividade
Em pouco mais de um ano, o projeto apresenta resultados bastante consistentes, tanto quantitativos como qualitativos como, por exemplo:
- 157 comunidades foram criadas
- Quase 6 mil arquivos já foram compartilhados
- 93 blogs foram criados
- Mais de 300 fórums ativos
- 1000 funcionários já criaram seus perfis
Além disso, já é percebido aumento do compartilhamento de informações e maior comprometimento dos funcionários.
Estes dois casos, Petrobras e Schahim, mostram claramente que a plataforma IBM Connections pode ajudar efetivamente empresas de todos os portes e indústrias a aumentar sua colaboração interna e externa, trazendo benefícios claros para todos.
Amanhã tem mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário