segunda-feira, 25 de maio de 2009

Como destruir a visão romântica dos anos 60 em 200 páginas...


Rock and Roll, Hippies, amor livre, as revoltas da juventude em 68, Woodstock, contracultura, idealismo... todos estes "eventos" nos remetem aos anos 60... Kennedy, Marylin Monroe, Cuba e Bahia dos Porcos, Guerra Fria... estes também...

Em minha "romântica" visão dos anos 60, Kennedy era um presidente jovem, carismático, com uma família feliz e que vivia em um mundo "quase perfeito"... Marylin era uma atriz de enorme sucesso, com fama internacional e que também vivia feliz... será?

Talvez não... aliás, acho que nunca estive tão longe da realidade. Acabei de ler "Marylin e JFK", escrito por François Forestier (1) e lançado pela Editora Objetiva. Trata-se de um interessante relato de uma época em que absolutamente ninguem era santo...

JFK vem de uma tradicional família católica irlandesa que fez fortuna com o contrabando de bebidas alcoólicas, durante a lei seca (1919 a 1933). Além disso, era um "Don Juan" no melhor sentido da palavra, recebendo mulheres de todos os tipos livremente dentro da Casa Branca... muitas vezes ele despachava sua esposa para a fazenda dos Kennedy para ficar mais a vontade... em outras ocasiões, mandava ver com ela em casa mesmo. E com o devido registro no livro de visitantes da Casa Branca!

Marylin era uma cortesã de primeira grandeza... mulher fácil, sem escrúpulos, que aos seus 30 anos tinha colecionado dezenas de amantes, internações em clínicas de reabilitação e abortos... já tinha feito incríveis 13 abortos! Era conhecida por ser especialista em determinadas "artes", tendo sido filmada em uma de suas performances. O vídeo foi recentemente adquirido por um "colecionador" por US$ 1.5 Milhão (2). Além disso, tinha uma paranóia impressionante de ser a primeira-dama...

Os momentos íntimos de JFK e Marylin foram devidamente gravados em áudio. As ligações telefônicas entre eles e seus amantes, devidamente registradas. Cúmplices aos montes, dentro da Casa Branca e na própria família Kennedy, protegiam o "status quo", enviando Jackie para Glen Ora, a fazenda dos Kennedy em Virginia... assim a mantinham afastada para que o presidente "queridinho da américa" satisfizesse seus desejos.

E isso é somente a "ponta do iceberg". Por trás de tudo isso, um mundo promíscuo envolvendo artistas (uma lista incrível liderada por Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr e outros mais), políticos (Richard Nixon e outros companheiros senadores, deputados), investigadores da CIA, FBI, além de espiões Russos e Americanos... O incrível é que todos se espionavam mutuamente, gerando toneladas de gravações, transcrições e relatórios. Era uma verdadeira "teia" de espionagem, investigações e chantágens.

Em uma de suas últimas performances em público, Marylin canta Parabéns para Você no aniversário de Kennedy... (3). Absolutamente trágico... um presságio para o que viria pela frente... Em 5 de agosto de 1962 ela é encontada morta em sua residência. A versão oficial, overdose. Estranhamente, no entanto, para uma das pessoas mais "grampeadas" da década de sessenta, toda a documentação do FBI sobre a sua morte teve o mesmo destino que os registros da autópsia... simplesmente desapareceram... Queima de arquivo?

Longe de ser um livro imperdível ele é, seguramente, uma fotografia bem deprimente de uma época frequentemente lembrada de forma tão romântica... É claro que existem outras leituras da mesma época, muitas até mesmo românticas, idealizadas... mas, para mim, os "anos 60" ficaram manchados... pelo menos em minha, até então, inocente visão...

(1) http://www.objetiva.com.br/objetiva/cs/?q=node/1735
(2) http://revistaonline.wordpress.com/2008/04/14/filme-com-marilyn-fazendo-sexo-oral-e-vendido-por-us-15-mi/
(3) http://www.youtube.com/watch?v=k4SLSlSmW74

O "Guitar Hero" e a Indústria Fonográfica


Algumas indústrias são mais dinâmicas do que outras... Assim como alguns mercados também o são. A indústria do Petróleo, por exemplo, é extremamente lenta quando falamos em termos de transformação... só recentemente empresas do setor tem se reposicionado como empresas de Energia, e não somente de fornecimento de óleo e seus derivados. A Petrobras é um bom exemplo. Outros segmentos, como o da telefonia, eletrônica e entretenimento, são extremamente dinâmicos e sofrem transformações constantemente. A indústria fonográfica é uma das que tem sofrido transformações mais radicais nos últimos 20 ou 30 anos, com um ritmo mais acelerado nos últimos 5 anos.

As transformações por que vem passando a indústria fonográfica são extremamente radicais. Desde os tempos do disco de vinil, menos de 15 ou 20 anos atrás, até a criação de formatos digitais que adotam por base o popular algorítmo de compressão MP3 (1) muita coisa vem mudando. Lojas especializadas na venda de discos, CDs e DVDs estão sofrendo um forte impacto e a maioria está simplesmente fechando... basta ver o caso das mega-lojas Virgin nos EUA que anunciaram, em março, o encerramento dos negócios (2).

Neste cenário turbulento e confuso, eis que surge um novo componente que pode dar um folego diferenciado para a indústria fonográfica... e vem de um segmento tão dinâmico quanto... o de entretenimento, mais precisamente o de jogos eletrônicos. O "Guitar Hero", disponível para várias plataformas, tem atingido vendas absolutamente inacreditáveis... e, o mais interessante, tem impactado diretamente nas vendas de álbuns das bandas que nele "colocaram" músicas.

Recentemente fui a uma festa de um pré-adolescente (11 anos) cujo tema foi "Guitar Hero"... e o que mais me impressionou foi que boa parte das crianças conhecia músicas de bandas das décadas de 90, 80, 70 e 60... Meu ponto aqui é que em condições "normais", ou seja, sem o "Guitar Hero", eu não acredito que pré-adolescentes naquela quantidade tivessem conhecimento de músicas do Kiss, Aerosmith, Black Sabbath e outros mais... talvez seus pais, mas não eles... e, mesmo assim, nem todos os pais...

Para se ter uma idéia do impacto que o "Guitar Hero" vem provocando na indústria fonográfica e de jogos eletrônicos, vejam só os pontos abaixo (mais detalhes em 3):
  1. O GH foi o primeiro jogo eletrônico individual a superar a marca de US$ 1 Bilhão em vendas... isso mesmo, um bilhão de dólares em vendas... dados referentes final do ano passado. Mais recentemente foi anunciado que atingiu a US$ 2 bilhões em vendas.

  2. Quando um artista ou banda tem sua música incluida no GH, ele experimenta um aumento nos downloads que varia entre 15% e incríveis 843%...

  3. Considerando somente sua primeira semana de vendas, a edição especial "GH: Aerosmith" vendeu simplesmente três vezes mais do que a banda vendeu em seu último álbum de estúdio
E a sequência de conquistas deste jogo segue em uma interminável fila de recordes... puxando a indústria fonográfica junto, seja com downloads, venda de álbuns, venda de tickets para shows, venda de instrumentos, etc.

Não acredito que o Guitar Hero, ou outras franquias similares, possa trazer de volta a indústria fonográfica como a conheciamos, com suas lojas, álbuns, etc. Definitivamente, existe uma transformação em curso que vai dar uma "nova cara" ao mercado de álbuns e música em geral. Meu ponto aqui é que o "Guitar Hero" está tendo um papel fundamental no desenho do futuro desta indústria.

Com o sucesso já obtido até o momento, seguramente, agora, temos uma verdadeira fila de bandas querendo ter suas músicas incluídas nas próximas edições do jogo... Para este ano já estão programados os lançamentos de edições especiais para o Metallica (4) e para o Van Halen (5).

Quanto tempo ainda vai demorar para termos bandas brasileiras no GH?

(1) http://pt.wikipedia.org/wiki/MP3
(2) http://www.azcentral.com/thingstodo/music/articles/2009/03/16/20090316virginclosing.html
(3) http://www.gamecyte.com/ces-2009-guitar-hero-3-first-game-to-sell-1-billion-and-other-guitar-hero-statistics
(4) http://www.gamercenteronline.net/2009/01/15/guitar-hero-metallica-rocks-out-in-march/
(5) http://www.gamercenteronline.net/2009/05/07/guitar-hero-van-halen-confirmed/

quarta-feira, 25 de março de 2009

Como ter melhores professores?

A educação é um dos principais pilares do crescimento de uma nação. Um país sem educação vai, seguramente, enfrentar problemas sérios para crescer. Muito provavelmente, vai ter que fundamentar seu desenvolvimento em atividades com menor valor agregado. Um país com uma população jovem e com boa formação acadêmica tem nas mãos uma riqueza enorme, um grande potencial para ter uma produção de alto nível, de valor diferenciado.

Nosso país vem brigando com a questão da educação há décadas. Apesar dos esforços dos governos em todas as suas esferas, ainda somos um país de analfabetos. Para se ter uma idéia, nos últimos 10 anos 35 milhões de crianças cursaram o ensino elementar. Destes, somente 9 milhões cursaram o nível médio. Ou seja, cerca de 20 milhões de "estudantes" simplesmente abandonaram os estudos. Ao mesmo tempo, programas assistencialistas do governo, como o Bolsa Família, vem aumentando seu contingente, já passando dos 10 milhões de "beneficiados".

(No parágrafo anterior usei aspas duas vezes. A primeira, para designar os 20 milhões de estudantes que simplesmente abandonaram o sistema educacional. Será que eles são mesmo estudantes??? A segunda, para designar aqueles que são auxiliados pelo Bolsa Família... será que são mesmo beneficiados com alguma coisa??? Participar de um programa destes, onde até animais estão cadastrados, não é benefício algum, muito pelo contrário, joga contra o desenvolvimento educacional e o crescimento destas pessoas... enfim, vamos voltar à proposta original deste post...).

Passamos por uma fase crítica com relação ao Sistema Educacional Brasileiro. Discussões como "sistema de quotas", "merenda escolar", "aprovação automática" e "Provão" estão entre os principais debates dos profissionais e interresados na área. Acredito que é fundamental inserir nesta discussão alguns pontos críticos, diretamente relacionados aos professores, este componente do sistema educacional que pode fazer toda a diferença entre uma boa formação ou um desastre completo.

Número 1 - Formação dos professores

Estudos do próprio Ministério da Educação mostram que a maioria deles ainda é despreparada. Nos dias de hoje, ter "licenciatura" perdeu muito seu valor e não é garantia de qualidade. É preciso abordar a formação dos professores de forma clara e direta. Os professores do ensino fundamental, por exemplo, fazem diferença enorme na motivação dos alunos. Quem sabe se boa parte daqueles 20 milhões de "desertores estudantis" não poderia permanecer na escola, se tivessem professores motivados e, principalmente, motivadores?

Claro que a família e outros fatores tiveram impacto neste abandono em massa das salas de aula... não estou ignorando este e outros fatores. Apenas acredito que professores são fundamentais neste processo e que professores não motivados não conseguem motivar os alunos.

Número 2 - Salário dos professores

O piso nacional dos professores está em R$ 950,00. Existe uma proposta para reajustar este valor para R$ 1.132,40 que, no entanto, está sendo duramente questionada o STF por 5 estados brasileiros e ainda enfrente forte resistência de diversos municípios. O piso corresponde, grosso modo, a dois salários mínimos. Considerando que o porteiro do meu prédio ganha, incluindo horas extras, cerca de 900 reais, tem formação bem diferente e compromissos bem mais simples, fica a pergunta... pra que investir tanto tempo se preparando para ser um professor para ganhar o piso trabalhando 40 horas semanais?

Não raro encontramos professores que trabalham em diversas instituições e fazendo bicos de professor particular para reforçar o "cascalho". Fica difícil motivar alguem com esse salário...

Número 3 - Condições das Escolas

A maioria das nossas escolas é dificitária em diversos aspectos. Desde infraestrutura de sala de aula como cadeiras e quadro negro, até falta de material escolar como livros, papel e giz. A coisa tá feia na maioria das escolas e, pra dar aula numa delas tem que ser herói...


Concluindo...

O problema do nossos sistema educacional é multidimensional. e uma de suas principais é o Professor. Incentivá-lo, dando melhor formação, melhor salário e melhores condições de trabalho pode ser um bom começo.

Importante frisar que não estamos sozinhos com relação a estes problemas. O sistema educacional em muitos países também tem problemas sérios. Faz poucas semanas o presidente norte-americano Barack Obama fez um pronunciamento muito forte com relação ao sistema educacional americano e anunciou inúmeras mudanças... Claro que todas elas ainda tem que passar por aprovação do senado, congresso, estados, etc...

Enfim, deve ser difícil viver num país assim...

segunda-feira, 16 de março de 2009

O Xixi e o Choque de Ordem ou "O xixi no ralo (bueiro)"

Pela primeira vez, coloco aqui um post não escrito por mim... Trata-se de uma contribuição de Carlos Nunes, companheiro de longa data de IBM e amigo até hoje, a quem agradeço pela autorização para uso do texto. Sobre choque de ordem, empreendedorismo e necessidades básicas dos seres humanos... ai vai!

_____________ //______________

Por Carlos Nunes:

Se a moda pega, ou não vai sobrar bueiro por causa dos outros empreendedores ou o Governo vai fundar a Bueirobrás ou a Bueiro-pré-sal e vai estatizar as mijadas no bueiro.

Aqueles que explorarem o bueiro por conta própria, como esse indivíduo, vão ter o negócio confiscado com direito a um "CHOQUE DE ORDEM", comandado pelo prefeito Eduardo Paes (ou Guerra) e sua Guarda Municipal auxiliado pela Polícia Militar do governador Sérgio BabaCabral... e vão ser presos, A Polícia Federal e a ABIN vão grampeá-los, identificar os indícios externos de riqueza e serão todos processados e perseguidos.

No Carnaval de 2010 vai ser lançado o PAC-DO-BUEIRO-DO-XIXI, a ministra vai inaugurar o primeiro bueiro com solenidade, perto da Sapucaí, mas vai deixar claro que não é candidata a Presidente e que esse PAC é importante para dar emprego e equilibrar o PIB. O PAC vai ter uma verba alta em milhões de Reais financiados pelo Banco Mundial, mas o governo vai rejeitar esse empréstimo para não se sujeitar ao imperialismo americano.

O Congresso vai fazer um projeto de lei de uso dos bueiros. A proposta é que só poderá usar quem for devidamente cadastrado com a carteirinha-de-mijão-de-bueiro autorizado que vai conter o nome, RG, CPF e uma foto (da pessoa, embora alguns quisessem que fosse do órgão gerador de xixi). A primeira carteira vai ser GRÁTIS, mas segundas vias serão pagas no Banco do Brasil, mediante guia a ser obtida no futuro Ministério do Xixi.

Cogita-se também abrir o Banco do Xixi (já tem Banco do Povo, Banco de Sangue, Banco de Esperma, Banco de Boston, por que não do Xixi ???).
É tudo a mesma m...

O PMDB vai se apoderar da presidência do comitê de criação do Ministério do Xixi e vai ter o Ministro do Xixi filiado ao partido, com uma verba substancial para fazer disso um projeto Nacional.

Vai se pensar inclusive em fazer um Bueiroduto que iria canalizar todo o xixi até a Bolívia em troca dos íons de lítio que o cumpanheiru Evo Morales vai fornecer ao Brasil. Esse xixi seria a matéria prima da fábrica de uréia que a Bolívia iria criar, com tecnologia da Bueirobrás pré-sal. Mas desde já o cumpanheiru Chaves (ou seria o Príncipe Chaves) é contra porque isso é coisa do Barraco OBrahma.

... e o coitado do Zé Mané que inventou o primeiro Xixi-no-ralo genuinamente nacional vai continuar na pior, de flanelinha de dia e de malabares nos sinais de trânsito à noite...

_____________ //______________

... aproveitando a onda de empreendendorismo, e vendo a iniciativa tupiniquim, me recordo de outra similar, de nossos amigos colombianos... em viagem no ano passado constatei que a cidade de Bogotá não tem telefones públicos (ou, se tem, são poucos pois não vi nenhum)... espaço enorme para a iniciativa "privada"... Vejam só a idéia original:

Funciona assim: Se você está circulando e precisa fazer uma chamada telefônica, basta contratar os serviços destes ambulantes. Eles "alugam" um telefone celular para você fazer a sua ligação e, para te dar liberdade de falar com seu interlocutor com privacidade e ao mesmo tempo impedir o furto dos aparelhos, os celulares ficam presos por uma corrente ao proprietário... fala sério!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Baleiro e o Choque de Ordem

Há poucos dias o baleiro que ficava há vinte anos na porta do Colégio Teresiano foi expulso, sob o pretexto do Choque de Ordem do novo governo municipal. Certo ou errado... aparentemente certo. Afinal, o baleiro é um ambulante que, muito provavelmente, também incorre nos mesmos problemas de tantos outros que proliferam pela cidade... armazenamento inadequado dos produtos, não recolhimento de impostos e ocupação irregular do espaço público são alguns deles... O baleiro engrossa o percentual de "informais". Afinal, se o poder público deixa...

No entanto, a questão que está por trás é muito mais complexa e atinge diretamente o sistema de gestão do atual governo... assim como qualquer outro governo, e tem a ver com objetivos e prioridades.

O governo não está errado em retirar o baleiro. Ele atua de forma irregular. O ponto aqui é que existem diversos outros problemas, muito mais sérios para serem abordados pelo governo. A energia e os recursos, restritos, como em tudo na vida, deveriam ser direcionadas para os problemas mais sérios. Trata-se de uma questão simples de priorização. E, aparentemente, o governo não sabe priorizar, submetendo-se a pressões políticas e por espaço na mídia.

Agindo desta forma, dando um "choque de ordem" em pleno domingo de sol na praia de Ipanema, o governo chama a atenção, ocupa espaço na mídia, cria uma "imagem" que tanto interessa aos políticos.

Trabalhar os problemas já crônicos de habitação, saúde e educação não dá tanto espaço na mídia nem resultados "imediatos".

O prefeito anterior ficou famoso pelos factóites que criava... será que o novo vai seguir a mesma linha?

De qualquer forma, ainda fico me perguntando... retirar o baleiro da porta do colégio não trás resultados de curto prazo, não ocupa a mídia e não ataca os problemas tão crônicos e críticos de nossa cidade... Por que gastar energia para retirá-lo então? Pressões políticas???

Que volte o baleiro...

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Escolas, Criatividade e Inovação

Sabe-se, faz muito tempo, que nosso sistema educacional tem problemas. Dentre os principais que são recorrentemente mencionados podemos lembrar de professores mal qualificados, salários baixos, péssimas condições das salas de aula, alunos despreparados, etc. A lista é grande e inclui também problemas com o governo e com os pais dos alunos. É, definitivamente, um problema com muitas dimensões e extremamente complexo.

Recentemente recebi um email de um amigo com um link para uma apresentação feita por Ken Robinson, um famoso estudioso das áreas de criatividade e inovação (1). A palestra questiona o sistema educacional "moderno", lançando a tese de que ele inibe e até mesmo destroi a criatividade das crianças. A tese é profunda e até mesmo questionável, mas tem seu valor...

Seu ponto de vista é de que o atual sistema educacional foi desenvolvido ainda no século XIX, com o objetivo de atender às demandas da época, início da Revolução Industrial... ou seja, ainda hoje nossas escolas preparariam alunos para uma realidade próxima à daquela época. Ok, talvez isso seja um exagero. Muitas reformas educacionais foram feitas em todos os países. Mas, mesmo assim, seguramente nossos alunos entram em um sistema preparado "para as massas", para produzir um grande número de alunos com formação muito parecida... praticamente uma "linha de montagem".

São pontos para se pensar. Nós, que temos filhos pequenos, somos educadores e acredito que enteder o ponto de vista de Mr. Ken Robinson pode ser de valor... sendo assim, seguem os links para as duas partes da palestra dele, de 18 minutos.






Vale a pena ouvir!


(1) http://www.sirkenrobinson.com/

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O Ministério da Saúde adverte... ler faz mal a saúde!

Segundo a definição de Dráuzio Varella (1), a "Azia, também conhecida como refluxo gastroesofágico, ou simplesmente refluxo, é a sensação de queimação causada pelo retorno do suco gástrico para o esôfago. Quando comemos, os alimentos percorrem o esôfago e, antes de chegar ao estômago, atravessam o esfíncter esofágico inferior que deve manter-se fechado após a passagem do bolo alimentar para impedir que os ácidos digestivos refluam pelo esôfago acima. Às vezes, porém, os músculos desse esfíncter perdem a elasticidade e permanecem abertos, permitindo o refluxo que causa dor e a queimação típica da azia.

Geralmente, a acidez estomacal ocorre após as refeições. O estômago cheio pressiona o suco gástrico que flui para o esôfago, porque o funcionamento do esfíncter está alterado."

No caso do nosso Presidente, a origem da Azia, declaradamente, seria a leitura de jornais e revistas. Provavelmente um caso raro de disfunção digestiva, com poucos similares no mundo. Um bom "case" de estudo para os especialistas.

Para nós, brasileiros, no mínimo um sinal de preocupação... mais um, dentro de uma série de pérolas do nosso líder. Entendo perfeitamente que as notícias, hoje em dia, não tem sido das melhores e que é natural que causem preocupação... até mesmo azia. O problema não é esse, e sim ele publicamente manifestar seu desgosto por leitura em geral. É quase que uma "defesa da ignorância"... não leiam! O Ministério da Saúde adverte... ler faz mal a saúde!

Aos milhões de estudantes, não leiam! Definitivamente, este não é o sinal que se espera de um líder de uma nação de analfabetos. O analfabetismo no Brasil ainda atinge a níveis inaceitáveis. Dentro da América do Sul só perdemos para a Bolívia... No total temos mais de 14 milhões de analfabetos com mais de 15 anos... e nosso líder diz que ler lhe causa azia... lamentável.

Enquanto nossos líderes derem este tipo de sinal, não conseguiremos crescer... Educação Básica é fundamental e um dos principais alavancadores é o exemplo... da família, dos amigos e, é claro, dos líderes da nação...

Prefiro acreditar na tese que ele só lê o que lhe interessa, ou seja, opiniões positivas sobre seu "governo"...
Da licença, mas vou tomar meu anti-ácido...

(1) http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=19
(2) http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u5900.jhtm
Reblog this post [with Zemanta]