Já abordei aqui o tema "Redes Sociais na Educação" e acredito, seguramente, que este é um dos segmentos que mais pode se beneficiar das redes sociais. Um exemplo bastante rico de todo este potencial é oferecido pela Coursera, um empreendimento "social" que estabeleceu parcerias com universidades de primeira linha em diversos países para oferecer cursos pela Internet para qualquer um, a custo zero. Os cursos cobrem desde artes, biologia e química até engenharia, matemática e economia. Eles oferecem o que é conhecido como MOOC, "Massive Open Online Courses".
O conteúdo é de responsabilidade integral das universidades que participam da iniciativa. Fazem parte, por exemplo, nos EUA, a Berklee College of Music, Columbia University, Princeton University e outras mais. Temos ainda cursos oferecidos pela University of Toronto, no Canadá, pela University of Copenhagen, na Dinamarca, pela Technical University of Munich, da Alemanha, pela University of Tokio, do Japão (clique aqui para uma relação completa). A empresa entra com a tecnologia para suportar a entrega do conteúdo, os testes para os alunos, eventuais certificações e um ambiente para troca de experiências em fórums e comunidades.
A Start-up
Atualmente, participar de um curso presencial em uma grande universidade, além de ter de vencer uma concorrência com outros interessados, vai significar uma despesa enorme. Em alguns casos pode significar um investimento de dezenas de milhares de dólares, algo que fecha as portas para uma enorme massa de interessados em todo o mundo. Neste cenário, surgiu a Coursera.
A empresa foi fundada no dia 18 de abril do ano passado por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller. Logo de início, contaram um aporte de US$16 milhões de uma venture capital do Vale do Silício, a Kleiner Perkins Caufield & Byers. Conseguiram, também, parceiros de peso como as prestigiosas universidades de Princeton, Stanford e a Univerdidade da Pennsylvania. Uma formula de sucesso, em um mundo onde a educação ganha cada vez mais importância.
Os cursos oferecidos seguem um formato similar àqueles da Khan Academy, onde conteúdo educacional é disponibilizado no formato de pequenos vídeos, de 5 a 20 minutos. A diferença aqui é que, além de oferecer o material, eles também criam as condições para que os alunos possam trocar experiências, tanto com outros alunos quanto com os professores e tutores. Atualmente existem 2.293 comunidades dedicadas ao estudo dos cursos oferecidos pela Coursera. E, muitas vezes, os membros destas comunidades reunem-se pessoalmente. No Rio de Janeiro, por exemplo, já tiveram 3 encontros e o próximo está sendo marcado.
Todo o conteúdo dos cursos é em inglês, o que não tem se mostrado como um problema. A maioria dos inscritos vem dos Estados Unidos, Inglaterra, Russia, Índia e do Brasil.
A visão
A visão deles é simples, estabelecer parcerias com as melhores universidades do mundo para oferecer cursos pela Internet para quem quiser, sem custo. Desta forma estão contribiundo para o desenvolvimento não apenas daqueles que tem a possibilidade de estudar nestas universidades mas, também, de milhões de pessoas em todo o mundo para ajudar a melhorar suas vidas, a de suas famílias e das comunidades em que vivem.
Trata-se de uma iniciativa de grande valor e que pode, efetivamente, transformar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo ao levar educação de qualidade para eles, e não somente para os privilegiados que podem sentar-se em suas salas de aula presenciais.
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