quinta-feira, 14 de março de 2013

Big Data: O próximo "recurso natural" mais valioso do mundo


Cloud, Social, Mobile e Big Data estão alterando profundamente o equilíbrio não somente das empresas de TI, mas de absolutamente todos os segmentos de indústria. A cada dia surgem novas aplicações suportadas diretamente por estes quatro pilares. Empresas de Varejo procuram ficar mais próximas a seus compradores, Bancos tentam entender melhor seus clientes e oferecer serviços cada vez mais personalizados, Hospitais desenvolvem relações mais "humanas" não somente com os pacientes mas, principalmente com suas famílias. Exemplos não faltam de aplicações que trazem benefícios concretos para nossa sociedade e que contribuem para a construção de um novo equilíbrio.

Três destes pilares, Cloud, Social e Mobile, contribuem fortemente para o quarto, o Big Data. A produção de informação pela sociedade aumentou incrívelmente na última década. A cada dia são produzidos 2,5 quintilhões de bytes de informação. Nos últimos dois anos foram produzidos, simplesmente, 90% dos dados já produzidos pelo home.

Ter capacidade para interpretar esta montanha de dados faz toda a diferença nos processos de decisão. A maioria delas ainda é tomada com base no conhecimento acadêmico, profissional e, claro, com análises subjetivas. Este cenário tende a mudar nos próximos anos com a chegada de computadores com maior capacidade (como o IBM Watson) e com o desenvolvimento de algorítmos cada vez mais poderosos.

Em entrevista recente para a Forbes, Ginni Rometty, IBM CEO, chama este universo de informações de "novo recurso natural" a ser explorado pelos líderes das empresas e da sociedade. Segundo ela, este recurso será fundamental e fator chave na liderança competitiva. Empresas com maior capacidade analítica terão vantagem sobre aquelas que baseiam suas decisões na intuição de seus gerentes.

Neste cenário, as redes sociais tem um papel preponderante. Elas serão a nova linha de produção em uma empresa. Nela serão criadas novas conexões, informação será compartilhada e, a partir daí, conhecimento será gerado em uma nova escala contribuindo, no fim do dia, para a criação do "conhecimento coletivo" de uma empresa.

“The social network will be the new production line in a company,” Rometty predicted. The primary benefit of new social platforms, she said, is that today’s knowledge workers have access to each other. In the near future, she believes “your value will not be what you know, but what you share.”

Interessante notar sua última frase quando ela afirma que, em um futuro próximo, o valor de uma pessoa não vai estar naquilo que ela sabe e sim no que ela compartilha. Já abordei este tema aqui, em Julho do ano passado. O que está acontecendo é uma grande transformação que tem, em seu centro, as pessoas, e não documentos.

Explorar este novo recurso natural de forma adequada pode ser a diferença entre acertar ou errar e, neste mundo hipercompetitivo e globalizado, errar pode significar o fim de uma empresa.

Vale uma leitura deste post de Cezar Taurion em que o tema também é explorado: "Convergência: Cloud Computing, Big Data, mobilidade e Social Business". Aliás, fecho este post com uma recomendação. Se você tem interesse nestes temas e em muitos outros relacionados com a indústria, vale acompanhar o blog dele.

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