sábado, 17 de março de 2012

Entendendo "Gamification"

Gamification é o processo que utiliza conceitos e tecnologias de jogos para atrair, reter e aumentar o uso de um site ou de um serviço. Tipicamente, a idéia é incentivar os membros a participarem de desafios ou tarefas especialmente projetadas, para que tenham o comportamento desejado. Ao participarem de forma satisfatória, conquistam pontos ou atingem um determinado status. Maior lealdade a uma marca ou aumento de vendas são alguns dos objetivos mais comuns.

A idéia é simples e vem crescendo de forma dramática nos últimos anos. Analistas já a apontam como uma das principais tendências para os próximos anos, tanto para sites externos quando para Intranets. A integração entre soluções de Social Business e Gamification pode tranformar o projeto de uma RSC em um enorme sucesso, um verdadeiro "blockbuster corporativo".


Vamos, a seguir, analisar alguns pontos com relação a este tema.

1. Quais são seus objetivos de negócio?

É importante entender que Gamification é muito mais do que simplesmente um programa para distribuir prêmios. Trata-se, na verdade, de um complexo sistema de metas e métricas que tem como objetivo principal reconhecer e recompensar aqueles que tenham um determinado comportamento. O principal segredo aqui é saber exatamente qual é este "determinado comportamento" tão desejado. 

Basicamente, o "comportamento desejado" deve estar diretamente ligado com seus objetivos de negócio. Por exemplo, se sua empresa tem um time dedicado a vendas, pode criar um programa para aumentar a identificação de novas oportunidades. Pode, também, incentivar seus vendedores a superar metas ou atrair novos clientes. Já se você tem um blog, por exemplo, pode ser do seu interesse obter feedbacks dos seus seguidores ou divulgar mais seu conteúdo.

E quando estamos falando da Intranet de uma empresa, o que pode ser feito? Novamente aqui tudo vai depender de seu objetivo principal e, também, do momento em que você está no ciclo de vida de sua Intranet. Vamos supor que você esteja iniciando o processo de implementação de sua Rede Social Corporativa (sua Intranet Social). Neste momento, muito provavelmente, um de seus objetivos é conquistar novos membros, por exemplo. Que tal incentivar os membros que já fazem parte da rede a trazer novos? Neste cenário, para cada novo participante indicado por um antigo membro, ele pode ganhar uma recompensa.

Além disso, para que uma RSC tenha sucesso é fundamental que a mesma ofereça conteúdo de valor. Por que não incentivar a produção de conteúdo e reconhecer aqueles que mais agradam aos usuários? Qual foi a entrada mais popular durante a semana no blog da empresa? Qual conteúdo foi selecionado como o destaque do mês? O sistema como um todo pode ajudá-lo a identificar talentos "adormecidos" em sua empresa.

Um outro exemplo interessante é seu uso para buscar uma solução para um determinado problema. Imagine-se compatilhando com todos os membros de sua Intranet um problema interno e solicitando que todos contribuam com idéias. O autor da sugestão selecionada pode ser recomensado com um "badge" de "Prêmio Contribuição" ou até mesmo ganhando um destaque especial em sua Intranet.

2. Onde utilizar?

Em linhas gerais é possível aplicar os conceitos de Gamification em qualquer site, seja ele de uso interno ou externo. Desde que se tenha uma visão clara dos seus objetivos de negócio e, também, daquilo que motiva os usuários ou membros de um site, é possível implementar um sistema deste tipo.

É importante entender que Gamification pode impactar diretamente na estrutura de alguns processos. Vamos analisar aqui dois exemplos, Educação Interna e Marketing.

No caso de Educação Interna, tradicionalmente, o conteúdo é apresentado aos alunos de uma forma unidirecional. Seja sob a liderança de um professor ou até mesmo através de um Portal de eLearning, o aluno recebe o conteúdo e o processa individualmente ou em pequenos grupos. O progresso dos alunos é medido pela atribuição de notas individuais. Um dos grandes desafios de qualquer educador é motivar o interesse dos alunos e o progresso da turma.

A utilização de conceitos de Gamification pode fazer com que os alunos sejam motivados a cumprir determinadas tarefas ou gincanas para atingir os objetivos do curso. Mais ainda, as tarefas podem incentivar e reconhecer maior interação entre os alunos, possibilitando um desenvolvimento mais harmonioso da turma como um todo, com o atingimento de metas coletivas e não somente notas individuais. Desta forma, em vez de termos um treinamento unidirecional, podemos direcionar os alunos a trocarem experiências e conhecimento, tornando o processo mais dinâmico e atrativo.

O Departamento de Marketing de uma empresa pode lançar mão de técnicas de Gamification para divulgar mais amplamente informações sobre seus produtos ou serviços. Pode ser criado um programa para oferecer recompensas aos clientes que auxiliem na divulgação de campanhas. Um exemplo simples aqui é o botão "Curtir" do Facebook que, de forma viral, espalha informação sobre marcas e empresas pela Internet.

Um programa simples também pode incentivar e reconhecer seus membros ou clientes que mais ativamente atuem na divulgação de seus produtos e serviços. As recompensas podem variar de badges a descontos.

3. Como implementar?

Existem diversas formas para se implementar um sistema de Gamification em uma empresa. Já discutimos algumas aqui mesmo, quando falamos sobre "Como reconhecer contribuições de membros de uma Rede Social?". O grande segredo é desenvolver seu plano, ter uma visão clara do que se deseja definir como um "comportamento desejado". Além disso, o sistema deve fazer parte do Plano de Adoção de sua rede, integrando-se com outras atividades.

No mercado existem soluções de terceiros que exploram o IBM Connections como plataforma para Rede Social Corporativa. A seleção de uma plataforma deve ser feita com bastante cuidado para garantir aderência à sua estratégia social. A Level Up, da BunchBall, vídeo abaixo, é uma delas.


Gamification é um dos principais componentes da estratégia de Social Business da IBM. Ele é uma excelente tática de engajamento de usuários. Devidamente utilizada, pode contribuir de forma direta para o sucesso de um projeto de Rede Social Corporativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário