terça-feira, 4 de junho de 2013

IBM Social Business Patterns - Casos de Uso em Social Business


Um Social Business é uma organização em que tanto a cultura quanto os sistemas incentivam seus colaboradores a criar redes com o objetivo final de gerar valor para o negócio da empresa. É atraves do uso delas que eles interagem, trocam conhecimento, discutem idéias e colaboram. Eles trabalham não somente com dados estruturados mas, também, com informações provenientes dos mais diversos canais sociais e, desta forma, conseguem manipular conteúdo não estruturado para produzir mais informação, gerando riqueza para as empresas em que trabalham. No final do dia, contribuem diretamente para a construção da Inteligência Coletiva da empresa. É um longo caminho, uma verdadeira jornada, que uma empresa deve seguir para atingir este nível de maturidade social.

O grande desafio é iniciar esta jornada. Por onde começar? O que fazer com os sistemas em uso atualmente para que eles suportem a colaboração social? Como fazer com que a cultura de uma empresa não sufoque estas iniciativas? Com base na experiência de muitas empresas que já estão percorrendo este caminho, a IBM identificou alguns padrões, casos de uso, que podem ser utilizados de forma genérica, e os chamou de Patterns. Eles podem representar o início da jornada. Quais são estes casos de uso e qual o valor que eles se propõem a gerar?
  1. Localização de Especialistas - Quanto tempo você já investiu para identificar um profissional com o conhecimento que você precisa? Ou para localizar material com a informação que é necessária? A idéia deste Caso de Uso é oferecer as condições para que estes processos sejam realizados de forma rápida e, principalmente, efetiva. Localizar um especialista no tempo adequado pode ser a diferença entre ter sucesso ou não em um projeto.

    Com o uso de técnicas analíticas sobre as interações sociais, arquivos e outros assets é possível, por exemplo, identificar especialistas e incentivar a troca de conhecimento com o restante da empresa.

  2. Ganhando Insights do mundo externo - Muitas empresas já tem presença nas redes sociais abertas e outras já estão implementando algum tipo de rede social corporativa. No entanto, mesmo estas, que já estão mais amadurecidas em termos de Social Business, ainda não tem uma visão completa de como o mercado, seus consumidores, se comportam e como vêem sua marca. É fundamental ouvir, entender e reagir adequadamente aos sinais externos. "Análise de sentimento" e "análise de redes sociais" são importantes metodologias e ferramentas que devem fazer parte do plano de qualquer empresa.

  3. Compartilhando conhecimento - O conhecimento é um dos patrimônios mais importantes de uma empresa. Oferecer condições aos seus funcionários para capturar, compartilhar e ter fácil acesso a este bem é um grande diferencial. Em linhas gerais, a maioria absoluta das empresas paga um alto preço por "não saber o que sabe", fazendo com que muitos trabalhos sejam refeitos de forma desnecessária, perdendo tempo e dinheiro. Os processos de desenvolvimento de produtos e serviços podem se beneficiar enormemente com um aumento na Inovação. Empresas que não conseguem manter taxas de inovação adequadas correm sério risco de perda de mercado para seus concorrentes.

  4. Contratando, desenvolvendo e retendo talentos - Um dos maiores desafios corporativos é contratar o profissional correto, desenvolvê-lo e retê-lo. Empresas tem características próprias, definindo sua cultura, e é fundamental avaliar cada candidato de forma a saber se ele atende a elas. Ao mesmo tempo, quando contratamos um novo funcionário, queremos que ele comece a produzir o mais rapidamente possível. Este processo pode ser agilizado lançando mão de ferramentas e metodologias adequadas. A IBM, por exemplo, utiliza o LinkedIn, o Facebook, o Twitter e o YouTube para conhecer melhor seus candidatos.

  5. Gerenciando Fusões e Aquisições (F&A) - Cada processo de F&A tem uma história própria e, normalmente, complexa. Empresas diferentes, além de processos distintos, tem também culturas diversas. Uma plataforma de colaboração sólida, flexível e, principalmente, aberta, pode ajudar em muito às lideranças das empresas a compartilhar informações e discutir, de forma estruturada, todo o processo de união.

  6. Melhorando a segurança no ambiente de trabalho - Outro grande desafio enfrentado pelas empresas atualmente é a questão da segurança. Estudam apontam redução de gastos com despesas para cobrir problemas associados com falta de segurança em empresas que adotaram práticas diferenciadas para garantir um ambiente mais seguro. Ambientes complexos, muitas vezes sem infraestrutura adequada, podem apresentar altos riscos e taxas de acidentes elevadas. 

    Oferecer um ambiente seguro é o primeiro passo. Ao mesmo tempo, garantir que todos tenham acesso a informações adequadas e atualizadas pode ajudar na prevenção. Outro ponto importante é a possibilidade de localizar rapidamente especialistas em segurança em diversas áreas. Em muitos casos, a legislação obriga empresas a manter um conselho de segurança (CIPA, de Comissão Interna de Prevenção a Acidentes). Garantir que os membros da CIPA possam se comunicar e colaborar também ajuda no processo de prevenção. Para todos estes pontos, um ambiente de colaboração social é um componente chave.
Os Patterns acima representam uma pequena parte da experiência que a IBM adquiriu tanto internamente quanto em centenas de projetos de Social Business em clientes de todas as indústrias, de todos os portes, em todo o mundo, utilizando as metodologias e tecnologias que compõem o portfolio de soluções de colaboração da IBM. São extremamente úteis para o início de uma jornada social sólida e que traga valor efetivo para uma empresa. Existem dezenas de outros casos de uso, muitos específicos para determinadas indústrias, que também podem ser explorados.

Leia um artigo publicado recentemente pela IBM sobre os Social Business Patterns, que serviu de base para este post.

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